5ºA: A minha escola



(fotografias do dia 11 de outubro)

A minha escola

No dia 15 de setembro, fui para a escola E.B.2.3/S de Caminha. Quando entrei, fiquei surpreendida com o polivalente, que é o espaço principal da escola. Lá tem: bancos, mesas redondas, papelaria, cantina e o bar. Na papelaria, eu vou comprar as senhas e, às vezes, compro material escolar. Na cantina há uma fila enorme para comer, todos os alunos saem à mesma hora. No bar vendem-se vários tipos de comida, mas o que eu gosto mais são os gelados. Hummmmmmmmmm!

A escola tem muitas instalações. A biblioteca é no pavilhão mais novo da escola, só tem 4 anos. Lá, pode-se ler, ver filmes, jogar computador, fazer os trabalhos de casa, estudar, fazer cartazes, mas o que não podemos fazer é barulho! Chiuuuuuuuuuuuuu!

Na nossa escola há muitos pavilhões, o que eu gosto mais é o ginásio, lá fazemos educação física, mas cansa muito. Em todos os pavilhões há muitas salas para decorar e muitas disciplinas para estudar. O campo de futebol é ao lado do ginásio. Os rapazes são os alunos que frequentam mais o campo de futebol.

Conheci novos professores e funcionários, são todos muito simpáticos. De manhã eu vou para a escola de transporte privado mas, às vezes, de regresso a casa, volto de transportes públicos. Tenho sentido saudades dos meus professores e funcionárias da escola primária, mas nesta escola sinto-me bem e com alegria. Quando entro na escola, passo o cartão e vou para as aulas. Às sextas-feiras costumo tirar as senhas para a semana seguinte. Gosto desta escola e sinto-me feliz!

Sara Pereira


A minha escola

Para mim, a escola é o local onde convivo com os meus colegas e aprendo muitas matérias importantes para o meu futuro. Quando eu sair desta escola, vou ter saudades, pois fiz muitos amigos aqui. Vou ter saudades das infinitas salas desta escola e dos professores que tenho tido, pois são simpáticos e ensinam bem. Vou recordar o polivalente cheio de pessoas, em grupos, a fazerem imenso barulho e as mesas de ping-pong onde passei bons momentos. Não me vou esquecer do ginásio tão grande, onde tive uma das minhas disciplinas preferidas, a Educação Física, e do enorme campo de futebol onde encontramos sempre alguém a jogar à bola. O refeitório também me vai deixar saudades, com aquela comida deliciosa! Esta situação vai acontecer este ano letivo e, quando terminar, vou ter de me ir embora desta escola e desta vila. Isto é muito doloroso, porque deixo amigos, colegas, professores e esta terra tão bonita e alegre.

Guilherme Alves


A minha escola

Desde agosto que estava com uma ansiedade muito grande por ir descobrir uma escola nova. Hoje, ainda sinto muitas saudades da escola antiga, mas também já me estou a habituar à confusão. Em Caminha a escola é agradável e sentimo-nos bem. Tenho novos amigos e professores novos e simpáticos. Já tenho confiança com os meus colegas, que estão sempre bem-dispostos. Reina a alegria em muitas salas, salas diferentes daquelas a que eu estava habituado. O polivalente é um espaço grande, onde temos o bar, uma papelaria e, quando vamos almoçar, formamos uma fila até à porta. Quando tenho as tardes livres, passo bons momentos na biblioteca, mas o meu espaço preferido é o campo de futebol

Pedro


A minha escola


Estes dias, tenho andado um pouco perdida, porque ainda não decorei todos os pavilhões e salas. Conheci amigos novos, professores, funcionários e todos são muito divertidos. O primeiro dia foi um bocado complicado, porque tive que acordar cedo, para não perder o autocarro. Depois tive que procurar as salas e, quando as aulas acabaram, ainda tirei as senhas para ir almoçar. A tarde é a parte mais fácil porque não tenho aulas, exceto à quarta e à quinta, que tenho Academia de Música, e assim posso ir para a biblioteca fazer os trabalhos de casa. Nesta escola é preciso estudar e ouvir muito para não tirar más notas e ser bom estudante. Aprendi onde era a papelaria, o refeitório, a biblioteca e outros sítios. Esta escola é muito divertida, mas também mais complicada. Agora cada um de nós tem uma madrinha ou até duas, para nos ajudarem em qualquer dificuldade que nós tenhamos. O Ciclo de Caminha é fantástico, e eu adoro os professores, mas principalmente os amigos que tenho!

Eva Rodrigues


A minha nova escola

Quando chegamos à escola, só conhecemos os que vieram connosco da nossa antiga escola, familiares que estudam ou trabalham nesta escola ou ninguém, no caso de virmos de outro agrupamento. No dia da apresentação, conhecemos colegas novos que fazem parte da nossa turma e, no primeiro dia de aulas e seguintes, conhecemos os professores e os funcionários. São-nos apresentadas as listas de material para cada área e os critérios de avaliação. Pouco a pouco, vamos descobrindo diversos espaços, como a biblioteca, o bar, a cantina e aprendemos as regras que devemos praticar nesses sítios. Aprendemos também a lidar com a mudança das salas, o que se torna cada vez mais fácil. Depois, é feita uma revisão geral sobre aquilo que aprendemos durante o primeiro ciclo e, por fim, começamos a dar matéria e a aprender coisas novas. É aí que chegam os trabalhos de casa. Na segunda semana, o horário está quase decorado, o saco para Educação Física é muito mais fácil de preparar e já sabemos utilizar os balneários. Aliás, já nos habituamos a quase tudo, sim, quase tudo, porque as fichas de avaliação ainda não chegaram, nem os trabalhos de grupo.

Eda Gonçalves

Comentários