quarta-feira, 7 de março de 2012

O escritor Sérgio Guimarães de Sousa na EB1/JI de Caminha




No dia 2 de março, o autor do livro “Um chá não toma um Xá”, Sérgio Guimarães de Sousa, veio à nossa escola fazer a apresentação do seu livro. Explicou-nos como se inspirou para escrever esta magnifica história: a sua motivação nasceu das dificuldades que a filha Mimi sentia na grafia das palavras. Com ele, aprendemos que escrever não é assim tão difícil. Para mim o encontro com este professor da Universidade do Minho foi especial e motivador.
Raquel Sousa, 4º ano

No encontro com o escritor Sérgio Guimarães de Sousa, aprendi bastantes coisas, como por exemplo: ler ajuda-nos a usar melhor o vocabulário e a aprender coisas novas.
Joana Lima, 4º ano

O livro “Um chá não toma um Xá” é muito interessante e engraçado. O autor usa palavras homófonas, homógrafas e homónimas para contar a história de um Xá (uma espécie de rei) da Pérsia, atual Irão, chamado Bahabur que perdeu um botão de punho em forma de caravela.
Pedro Gonçalves, 4.º ano

O escritor é uma pessoa muito simpática, pois conversou muito connosco. A história de que mais gostei foi a da filha Mimi. A Mimi tinha mudado de escola e pensava que não ia ter amigos. Ele queria sossegá-la e conseguiu: fez-se passar por Ambrósio. Ela achou graça e contou esta brincadeira aos colegas. No dia seguinte, todos gritaram: Olha o Ambrósio! Assim, ela ficou com
muitos amigos.
Luís Vilarinho, 4.º ano

O professor Sérgio deixou-nos um conselho, disse-nos que escrevêssemos uma palavra ou uma frase todos os dias num papelinho , que puséssemos a data e guardássemos os papelinhos numa caixa. Mais tarde, íamos ver como a nossa caligrafia foi mudando e tínhamos uma história daquilo que nos aconteceu.
Nuno Gonçalves, 4.º ano

O professor Sérgio é professor na Universidade do Minho, em Braga e já escreveu 16 livros, mas este é o único para as crianças.
Anita Vieira, 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário