5º B: "Os Maias" contados às crianças


Os alunos do 5.ºano tiveram oportunidade de ler “Os Maias”, na versão adaptada por José Luís Peixoto para crianças a partir da obra original de Eça de Queirós. Apresentamos agora algumas opiniões sobre a obra escritas pelos alunos do 5.º B nas aulas da professora Carla Alves.

Na minha opinião, este livro é muito romântico, porque Carlos e Maria Eduarda apaixonam-se e é interessante, porque nos ensina que a vida é como um carrocel, mas, às vezes, temos que parar e pensar um pouco nela. O ponto de que não gostei no livro é o facto de ser um pouco repetitivo e confuso. Em certos momentos temos dificuldades em perceber de que personagens estamos a falar. Em conclusão, não podemos falar de assuntos que não sabemos e não podemos ter relacionamentos proibidos. Além disso, separar os irmãos por causa dos adultos pode influenciar nos estudos, no comportamento e na sua felicidade.

Mariana Verde

Este livro é trágico e romântico. Trágico porque Pedro suicidou-se e também porque Maria Eduarda e Carlos Eduardo estão apaixonados e descobrem que são irmãos. É um livro romântico, pois aborda histórias de amor. Em conclusão, esta adaptação é interessante e adequada para crianças e também nos faz pensar que a vida é estranha.

Gabriel Lages

Eu gostei da adaptação do livro d’Os Maias. Aprendi que a vida é triste em Lisboa, principalmente nas eras antigas e aprendi que há pessoas traiçoeiras e falsas. Também aprendi que antigamente, às vezes, os homens gostavam de mulheres casadas. A parte que menos gostei foi quando o avô de Carlos morre. Em conclusão, aprendi que amar é difícil e que devemos ser verdadeiros.

Marcos Monraia


Comentários