5º C: "Amanhã", filme de Solveig Nordlund

A propósito das comemorações do 25 de Abril, e incentivado pela sua professora de Português, Olívia Lima, o Tomás Magalhães, aluno do 5º C, viu a curta-metragem de Solveig Nordlund "Amanhã" e escreveu uma interessante apreciação crítica, que aqui partilhamos.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que achei este filme interessante e triste, porque me transmitiu uma mensagem de esperança por se poder fazer uma revolução sem mortes e, de tristeza, pela vida infeliz daquele menino e da mãe.

O Nuno é um menino que tem 9 anos na altura e que, na noite de 24 de abril de 1974, fugiu da sua própria casa porque o seu padrasto dava maus tratos à sua mãe. Nuno, mal fugiu, escondeu-se porque não sabia onde o pai morava. Mas o menino escondeu-se na base do seu medo que é o quartel da PIDE e lá encontrou um novo amigo que era um cão que o acompanhou nessa noite e lhe tirou o medo e a sua tristeza porque ele tinha saudades da sua mãe que também lhe dava um beijinho antes de dormir.

De manhã, ele pensava que a sua mãe fez uma revolução porque ele tinha desaparecido, mas era uma revolução para recuperar a sua liberdade.

Anos mais tarde, o menino, agora adulto, lembra-se do que aconteceu naquele dia e do cão, a quem tinha prometido que o ia buscar e nunca foi.

Em conclusão, o filme é bem interessante porque mostra o que muitas crianças viviam nessa época, que nem sabiam que era uma revolução. O menino até pensava que era a sua mãe que tinha juntado as pessoas para o procurar.

Tomás Magalhães, 5.ºC

Comentários