5º C: 1º de Maio, Dia do Trabalhador


Nas aulas à distância de Português, a professora Olívia Lima pediu aos seus alunos do 5º C um texto sobre a comemoração do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, e enviou-nos este em particular, da autoria da Marta.


Hoje, em Portugal, o Dia do Trabalhador é muito diferente do de antigamente. Toda a gente comemora este dia, mas, antigamente, era proibido porque Portugal estava a viver um período de ditadura. Neste dia comemoram-se os direitos do trabalhador. É muito importante haver esses direitos, pois, se não os houvesse, a classe trabalhadora trabalhava entre 12 a 18 horas por dia, os ordenados eram muito baixos, não havia pausas e o trabalho do homem era muito mais valorizado que o da mulher. 
O Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1 de maio de 1886, quando muitos trabalhadores foram para as ruas protestar contra a jornada cansativa diária. Homens e mulheres lutavam por uma carga horária de 8 horas e melhores condições de trabalho. No mesmo dia, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. Nos dias seguintes, os trabalhadores continuaram a sua luta e os polícias começaram a entrar em conflito com os grupos. Quanto mais os polícias repreendiam, mais os manifestantes continuavam e a importância da data ficou marcada. Como consequência dos protestos realizados, a França decretou o 1.º de maio como feriado nacional e reduziu a jornada de trabalho para 8 horas, em 23 de abril de 1919. Logo após, diversos países passaram a tomar a mesma medida.
Em Portugal, o Dia Mundial dos Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, comícios e festas. No Algarve, como na Madeira e nos Açores, é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas alusivas à data. Em Viana do Castelo, nesta data, há concertos, provas de atletismo infantil no jardim público e até atuam grupos de bombos e concertinas.
Este ano, esta data não vai ser comemorada desta forma pois estamos a viver um período muito complicado por causa do Covid19. Para podermos comemorar esta data tão importante vamos ter que cumprir algumas regras, como o distanciamento social.

Marta, 5º C

Comentários