6º B: E amanhã, como será?

A propósito de um dos últimos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal do 6.º ano — setores de atividade —, a pedido da professora Ana Paula Ribeiro, os alunos do 6.º B escreveram um pequeno texto subordinado ao tema "E amanhã, como será?", revelando as atividades que se imaginam a exercer no futuro...


No futuro, gostaria de trabalhar na área naval, como o meu pai, ele é mecânico náutico e eu gostaria de trabalhar nessa área também, talvez em engenharia naval. A indústria naval ou construção naval é a atividade de fabricar embarcações e veículos de transporte aquático em geral, tais como navios, barcos, submarinos, lanchas, motas de água, etc. Normalmente realiza-se em estaleiros de doca seca. A indústria de construção e a de reparação naval são atividades com especificidades distintas. A construção naval é uma atividade industrial, enquanto que a reparação naval tem a vertente de serviços e conversão. As duas indústrias abrangem os setores da marinha mercante, da pesca e de recreio. O engenheiro naval dedica-se à exploração dos recursos marinhos e às atividades de recreio, desde a fase de conceção e projeto, à de construção e respetiva fiscalização, passando pela inspeção, manutenção e reparação. Eu gostaria mais de trabalhar na área dos barcos de recreio fluviais, é a que mais me fascina, pois é a área em que o meu pai trabalha, a da reparação, inspeção e manutenção das embarcações de pesca e de recreio, e eu gosto muito de o ver a desmontar os motores, ver como são e, depois de reparados, ir testá-los na água.
Afonso


No futuro, eu gostava de tirar o curso de medicina, pois sonho com isso desde criança. Quero ser médica! Os médicos pertencem ao setor terciário, porque prestam um serviço à população. Eu escolhi a medicina pelas seguintes razões:

· Salvar vidas;
· Permitir horários flexíveis;
· Oferecer bons salários;
· Ser uma área com muita saída profissional;
· Ser um curso para quem gosta de ajudar pessoas;
· Existir uma relação de proximidade entre o médico e o paciente.

Mas ser médico também tem as suas desvantagens, tais como:

· Controlo do exercício da atividade pela ordem dos médicos;
· Abdicação de tempo em família;
· Excesso de trabalho;
· Pressão dos pacientes e da sociedade.

Apesar das desvantagens, eu quero mesmo muito ser médica, pois também temos a felicidade e o privilégio de poder salvar vidas.
Beatriz



Eu gostaria de ser psicóloga, de entender melhor a mente das pessoas e poder ajudá-las, com qualquer problema sentimental ou mental. Este trabalho está incluído no setor terciário que é um conjunto de atividades que apoiam os setores primários e secundários e que também prestam serviços à população. Psicóloga porquê? Porque gostaria de ajudar pessoas com dificuldades mentais, físicas ou psicológicas, pessoas com falta de capacidades ou com qualquer trauma familiar. Quero informar-me sobre a mente humana, ajudar a compreender o porquê dos problemas e ajudar os outros a aceitarem-se tal como são, a entenderem-se a eles próprios, fazendo com que se sintam melhor.
Daniela


Neste momento tenho 12 anos, ainda não consigo definir exatamente aquilo que quero ser no futuro. Posso começar por me orientar pelos gostos que tenho neste momento, gosto muito de fazer desporto e, como tal, sou levado a pensar que talvez devesse seguir algo nesse sentido. Então gostava de ser professor de educação física, que é um profissão do setor terciário. Muitas pessoas não sabem ao certo o significado de ser professor, especificamente de educação física: educar o aluno; transmitir conhecimento; ensinar; buscar a transformação na sociedade; construir conhecimento; ter vocação; ensinar e aprender. Depois de escrever isto, percebi que fazer exercício não é só um hobby, mas sim uma coisa essencial para a nossa saúde e, por isso, acho esta uma profissão apropriada para mim.
Diogo Carvalho


Eu gostava de ser futebolista porque, de momento, é o desporto que pratico e de que gosto muito. O desporto pertence ao sector terciário dos serviços. Ser futebolista profissional tem muitas regras: têm de se deitar cedo antes dos jogos, têm de ter uma alimentação leve e saudável, fazer muito desporto, mesmo fora do campo, participar nos treinos todos os dias. Se não forem a algum treino ou a um jogo, se não seguirem as regras gerais do clube, podem ser penalizados.
Diogo Gomes


Eu aprecio a profissão de Designer de Interiores, que é um serviço do sector terciário. Sempre gostei de colocar tudo direito e simétrico e imagino-me a colocar mobiliário nas casas, a deixar as casas todas direitas e arranjadas, com mobiliário certo, onde tem de ser. Adoro a ideia de ser Designer de Interiores. O que se faz como Designer de Interiores? Praticamente coloca-se mobília nas casas para deixá-las completas, confortáveis e bonitas.
Edgar


No futuro gostaria de ser dentista, que é uma profissão do setor terciário, dos serviços. A profissão de dentista consiste em tratar da saúde da boca, tratar dos dentes e gengivas, como limpezas, clareamentos e higienização. O porquê de eu querer ser dentista, deve-se à minha dentista, a Dra. Liliana, que trata dos meus dentes desde pequeno. Lembro-me que a minha primeira consulta na clínica dela não foi com ela, mas sim com uma colega, e eu não quis abrir a boca com medo. Depois, ela chegou com uma bata e touca com dentes animados, mostrou--me como funcionavam as ferramentas que ia utilizar, para que serviam e deixou-me utilizar uma: o aspirador de saliva. Coloquei-o junto à minha pele e percebi que aquilo não magoava, de modo que a deixei pô-lo na minha boca e ela iniciou a selagem dos meus dentes. No final, ela deu-me um diploma por bom comportamento, uma escova e pasta de dentes para a minha idade. Lembro-me de ficar muito feliz com aquele prémio. A partir daí deixei de ter medo de ir ao dentista e deixou-me curioso em relação àquelas ferramentas todas, que ela me deixa analisar de mais perto, sempre que lá vou.
Enzo


No futuro, queria desempenhar a profissão de professor de Educação Física, que é uma profissão do setor terciário. Acho engraçado trabalhar com crianças, ou até jovens, e poder ensinar-lhes o que eu aprendi nos meu anos de vida. Se eu conseguir concretizar o meu sonho, tentarei ser um professor pouco chato ou resmungão. Serei um professor engraçado, divertido e que os meus alunos gostem de mim. Gostaria também de ser professor na escola de Caminha, porque acho que estes anos próximos, por conta do covid-19, não vou poder desfrutar muito dela.
Guilherme


Eu, no futuro, gostava de ser ortopedista infantil que é uma profissão que pertence ao setor terciário pois presta um serviço de saúde à população. A função dos ortopedistas infantis é fazer consultas a crianças e adolescentes para saber se está tudo com a sua saúde óssea. Eu escolhi esta profissão porque sempre gostei muito de medicina e, especialmente a área de ortopedia, não sei muito bem, gosto da área. Quanto à parte de ser infantil é porque acho que é mais fácil, digamos, de lidar com crianças do que com adultos, pois as primeiras são mais diretas e sinceras.
Inês


A profissão de youtuber é do setor terciário, serviços, tecnologias e comunicação. Os youtubers são produtores de conteúdos para todas as idades (dependendo do conteúdo) e de diferentes estilos, tipo gaming ou vlog. Também servem para dar informação às pessoas, que não sabem o que se passa no exterior. Eu escolhi esta profissão, que é um sonho desde pequeno, para poder usar o que eu gosto de fazer, para entreter outras pessoas ou informá-las. Considero que o melhor de um trabalho é gostar de o fazer e eu fico a imaginar estar num show ao vivo com os meus inscritos, a dar autógrafos e a conhecer outros youtubers. O salário depende da quantidade de views, quantos mais tiveres, mais ganhas. Há youtubers que ganham milhões por vídeo e é por isso que há tantos youtubers, espero um dia ser um.
João Neiva


Eu gostava de ser programador informático. Esta profissão pertence ao setor de atividade dos serviços. Um programador informático trabalha nas ciências de computação e desenvolve softwares e sistemas para uso em computadores pessoais. Poderia também trabalhar numa grande empresa como a Google ou Apple e criar novas tecnologias ou aplicações. Eu gosto de informática, de tecnologia e de tudo que se relaciona com ela, incluindo os jogos de computador, telemóveis, etc. Esta é uma profissão que vai continuar a ser muito importante no futuro uma vez que tudo, hoje em dia, se desenvolve quase tecnologicamente, agora mais que nunca, se não fosse a informática e tecnologia não estaríamos ligados uns aos outros, ainda que virtualmente.
José Rui


Eu, no futuro, gostaria de ser médica da área da pediatria, que é uma atividade do sector terciário (serviços). Esta profissão é de especialista e dedica-se à assistências de crianças e de adolescentes nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos. Escolhi esta profissão porque, quando era pequena, brincava com a minha irmã às médicas e também via uma série na Disney Junior TV que se chamava Doutora Brinquedos e veio daí a inspiração de ser médica, não tratar de brinquedos, mas sim de crianças e adolescentes.
Maria


Eu, apesar de não ter a certeza de qual profissão quero ter, gostava de estar na engenharia aeroespacial para estudar o espaço e os seus mistérios. Esta profissão pertence ao setor terciário, pois presta um serviço. A razão da minha escolha é que sempre gostei de ver programas sobre o espaço e isso incentivou-me a escolher esta área da engenharia. Para entrar nesse curso, preciso de ter uma média muito alta e os estudos sempre em dia. E são precisos cerca de 5 anos na faculdade, durante os quais se tiram os graus de licenciatura e mestrado.
Martim Jesus


Gostaria de ser cientista, atividade que pertence ao setor terciário. Ser cientista significa explorar o desconhecido, ou seja, por exemplo, um cientista inventa medicamentos para a sociedade se proteger de diversos vírus, pode também ajudar à inovação das tecnologias, entre outras coisas. O cientista tem como objetivo compreender de forma mais clara e complexa o nosso planeta, de forma a ajudar toda a humanidade.
Martim Monteiro

Comentários