6º B: Retrato de um animal

A exemplo do que fizeram as restantes turmas do mesmo ano de escolaridade, os alunos do 6.º B foram desafiados pela sua professora Benvinda Madeira a escreverem um retrato escrito sobre um animal doméstico, exótico ou ficcionado. Aqui fica o resultado do seu trabalho.



A Chita

A Chita é uma cadela de raça castro laboreiro. Ela tem pelo castanho muito suave e sobre o lombo sobressai uma grande madeixa de cor amarelo escuro. Os olhos dela são pequenos, de cor castanho alaranjado e o seu focinho é grande e está sempre húmido. O seu ladrar é muito meigo, muito agudo e muito bonito. Quando ladra quer sempre algo para comer e miminhos, pois quer chamar a atenção. É meiga, divertida e fofa, porém um pouco teimosa, irrequieta…. Concluo que a minha cadela é o animal mais espantoso, adorável, incrível e fofo que conheço.
Maria Lírio Mendonça



O Dragão de Komodo

O Dragão de Komodo, mais conhecido como Varanos Komodoensis, é o maior sáurio vivo. Tem membros e cauda excecionalmente robustos e fortes. Com aparência de dinossauro, mede em média 3 metros e pesa entre 100 e 150 kg. Cada uma das quatro patas do dragão-de-komodo possui cinco garras. A sua mandíbula está cheia de bactérias letais. As maxilas são fortes e os dentes que medem cerca de 2cm, são pontiagudos, serrilhados e virados para trás. Assim como as serpentes, a sua língua bífida auxilia o olfato. Os juvenis apresentam coloração verde com bandas em amarelo e preto, enquanto nos adultos a coloração é uniforme.
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Varidae

José Rui


O Gorila

O Gorila é um primata altamente inteligente, que vive em família, desloca-se em quatro patas, mas pode andar com duas como os humanos. Os braços são maiores que as pernas. Mede em média 1,75 metros de altura e pesa cerca de 220 quilos e pode vir a consumir 30 quilos de comida por dia. Tem muito pelo, o nariz achatado, olhos pretos e os dentes são grandes e amarelos. Todos os dias, dois ou três gorilas vão à procura de comida para a família, enquanto as mães ficam a cuidar dos filhos. É um animal tranquilo, que só reage quando se sente ameaçado.
Diogo Gomes



Retrato do Goti

O animal que vou descrever foi muito especial para mim e para a minha família, foi o primeiro gato que tivemos e viveu connosco em 2014. O Goti era um gato bebé de pelo branquinho e muito macio. A primeira coisa que reparávamos quando olhávamos para ele eram os seus olhos azuis. À volta dos olhos parecia que se tinha pintado com um lápis preto e parecia que se tinha esquecido do protetor solar na cara, porque tinha algumas manchas castanhas. Escolhemos o nome Goti, porque significa “gosto de ti”, foi o meu pai que escolheu o nome, parecia que o Goti estava sempre a dizer que gostava de nós, porque era muito meigo e carinhoso. Para concluir, infelizmente, ele morreu, devido a um momento de distração, pois saiu da nossa casa e foi para a estrada, fazendo com que um carro batesse nele, causando-lhe a morte. Nós ainda o adoramos.
João Pedro Neiva


A Lira

A Lira era uma cadela de raça labrador, que viveu connosco quando eu era mais pequeno. Hoje em dia já não está entre nós, morreu com 14 anos de um cancro. A Lira era uma cadela de tamanho médio, com corpo musculado, forte e compacto. O seu peito era largo e as costas eram retas. A cabeça dela era larga e tinha um focinho comprido e largo, mas com um ar muito meigo. As orelhas eram médias e ficavam penduradas nos lados da cabeça. Os olhos tinham uma expressão vivaz e inteligente e eram de cor de café. A cauda era grossa na base e terminava em ponta afiada, parecia uma lontra. A Lira tinha um pelo abundante, que a fazia parecer uma bola redonda. O pelo era curto, denso e sem ondulações. Ela tinha uma pelagem dupla, a de dentro era suave e impermeável e a de cima era mais dura. A cor dela era preta e tinha um pelo muito brilhante. A Lira era muito sociável, amigável, leal, inteligente, dócil e amante da diversão. Era de uma raça fácil de treinar, ensinamo-la quando era pequenina e tornou-se uma ótima companhia. Ela tinha muita energiae precisava de muito exercício. Por isso, era costume irmos dar passeios com ela na ecopista, na montanha e na praia, eu adorava passeá-la. Ela gostava muito de brincar na água e que a mandassem trazer coisas. Era uma cadela muito, muito meiga, dócil e sossegada e também muito gulosa. Só ladrava para brincar e avisar quando vinham pessoas estranhas a casa. Era o animal mais inteligente e meigo que eu conheci. Depois de a perdermos não tivemos mais animais de estimação.
Afonso Moreira Vasconcelos



A Raposa

A raposa é um animal de cor laranja/castanho claro, o pelo é fofinho e é um mamífero. Não é nem muito grande nem muito pequena, tem um focinho comprido e uma cauda peluda e grande. Caça a própria comida, alimenta-se de coelhos, insetos, aves e peixes. É um animal muito inteligente e solitário, pois nunca se junta em grupo.
Martim Monteiro


Roni
Roni Pepito é um animal de estimação alegre e divertido. Tem o pelo negro, olhos castanhos mel, “cara” de santo e oval. O corpo é largo e magro. O Roni é dorminhoco, guloso, curioso e muito brincalhão. Adora brincar com coelhos e pintainhos e rouba tudo o que lhe apetece para brincar, principalmente meias e calçado. É um grande caçador de bichos (moscas, lagartixas, borboletas e abelhas). Porém, o Roni não se deixa cofiar por ninguém e faz muitas asneiras, por exemplo, escava buracos gigantes e destrói todas as flores do jardim.
Daniela Alexandra Afonso Lourenço


O Tigre

O tigre é um animal muito grande e feroz, mas quando é domado ele é muito amigável. Este enorme felino tem umas garras muito afiadas para agarrar as suas presas com mais facilidade. O seu pelo é listrado com as cores laranja e preto, mas a sua pele é também listrada. Como já atrás referi, o tigre é um animal feroz, mas sorrateiro e está sempre alerta se alguma presa entra no seu território. Por outro lado, tem uns olhos lindíssimos e umas orelhas pequenas. Para concluir, na minha opinião, o tigre é um dos animais selvagens mais fascinantes que conheço.
Martim Gonçalves de Jesus

Comentários