6º B: Poesia solta


Publicamos a seguir poemas de alunos do 6º B — com motes diversos, como "À moda de ..."; "acrósticos do nome..."; — escritos no âmbito da disciplina de Português, na fase de E@D, sob a supervisão da professora Benvinda Madeira. 



O mar

Ouve-se o mar ao longe,
ouve-se a chorar,
ouve-se a chamar,
vem para mim, vem nadar!
vi o mar a bater nas pedras,
vi o mar a saltar por cima delas,
que coisa tão bela o por do sol
o reflexo dele que bonito mar
com cores cristalinas
e com vida dentro dele.

Daniela Lourenço, 6ºB



O mar

Sou natural de Moledo
E adoro ver o mar,
O mar é belo
E nele quero mergulhar!
Nadar, saltar, brincar,
Naquele mar azulão,
Molhar, refrescar, salpicar,
Ouvir o palpitar do coração!
A areia no pé,
Cabeça no mar,
Dunas no sopé,
E o vento a soprar!
Sou natural de Moledo
E o mar é o meu tesouro!

Enzo Gil Fernandes, 6º B



A Sereia Curiosa

Era uma vez uma Sereia
Que vivia no mar
E na areia da praia
Gostava de brincar

Ouviu uns risinhos,
Curiosa, foi espreitar,
Pareciam amiguinhos
Que estavam a brincar

Viu uma menina, que dançava
Uma gaivota guitarra tocava,
Um caranguejo aplaudia
E o peixe balão muito se ria

A Sereia voltou ao mar
O que tinha visto a todos foi contar
A mãe ficou sem falar
E o pai, nem queria acreditar.

Afonso Moreira Vasconcelos, 6º B


Vento

Tu, ó Vento
Porque vais rápido ou lento?
Essa tua brisa
Acalma o meu alento

Tu, ó Vento
Porque tanto te enfureces
Será que é de calor
De que tu careces…

Abanas as folhas
Nunca estás quieto
Será que ficas triste
Por não teres alguém por perto?

Martim Jesus, 6º B


O Mar

Mar grande e frio,
mas que tanto gosto,
e mais aprecio.

Mar e sua cor azul,
com seus peixes de diferentes cores,
brilhante como as estrelas do céu.

Diogo Gomes, 6ºB


O Sol

O Sol é uma estrela
que guia o girassol
Sei quem o salva
Sei quem o mata
Só não sei a dose exata.

Beatriz Varanda Pinto, 6º B


A Montanha

Pela montanha
acima vai uma
estranha aranhinha
que me dizia:
Subir, subir, subir
Até mais não
Conseguir.

Beatriz Varanda Pinto, 6ºB


O Sol

Meu Lindo Sol,
Tão lindo como um girassol.
Meu Sol brilhante,
Meu Sol escaldante.
Brilha de dia,
À noite põe-se.
Por detrás das montanhas,
Ele volta a renascer.

Martim Monteiro, 6º B


A água

Água pura, água fresca
Que da bela montanha desces
Anda regar o meu jardim
Cheio de flores silvestres

José Rui, 6º B



Acrósticos do nome


Inteligente
Nobre
Esplendorosa
Sábia

Inês, 6º B


Energético
Notável
Zeloso
Objetivo

Enzo, 6º B


Divertido
Inteligente
Original
Guloso
Orgulhoso

Diogo Gomes, 6º B

Comentários