6º A, B e C e 5º A: Ensino@Distância

Da professora Benvinda Madeira recebemos para publicação mais textos — de alunos das turmas 6º A, 6º B, 6º C e 5º A — sobre o modo como decorreu o Ensino@Distância neste diferente 3º período letivo de 2019/2020.

Devido à pandemia “COVID-19”, ficamos impossibilitados de ter aulas na escola, como seria se tudo estivesse normal, mas com esta terrível doença não conseguimos terminar o segundo período, e o terceiro teve de ser prolongado. Durante este tempo, o país adotou métodos para os alunos para os alunos não pararem de aprender, o ensino à distância foi a melhor solução. Com este regime de ensino, não temos tanta possibilidade de esclarecer as nossas dúvidas, nem estabelecer um contacto tão frequente com os professores. Por outro lado, nós desenvolvemos autonomia, principalmente quando trabalhávamos sozinhos nas tarefas de aulas assíncronas. O ministério da educação em conjunto com a RTP, criaram um programa com o nome de “ESTUDO EM CASA”, o qual ajuda os alunos a consolidar a matéria dada pelos professores das diferentes disciplinas nas aulas síncronas, o que, na minha opinião, ajudou algumas pessoas. Este programa da RTP tem, a meu ver, um aspeto muito positivo, que é o facto das aulas são de quinto e sexto ano em conjunto, o que me faz relembrar alguns conhecimentos. Mas também existem os aspetos negativos, que são as aulas só terem duração de 30 minutos, o que me deixa um bocado surpreendido, porque muitas vezes os professores da TV estão a dar matéria do quinto ano, e só dão 10 minutos de matéria do sexto, devido à duração das aulas, o que não me agrada. Ainda assim as aulas de HGP da TV foram interessantes. As sessões síncronas foram igualmente produtivas, mas prefiro as aulas presenciais.
Salvador Alves Cruz, 6ºA


Na minha opinião, o ensino à distância foi bastante diferente da escola, pelo que mudaram várias coisas, como a minha autonomia, o meu desempenho e a minha responsabilidade. Aprendi a trabalhar melhor com a informática, mas também aprendi a matéria das disciplinas. Eu penso que o ensino à distância decorreu melhor de que esperava, mas no início foi um pouco mais difícil. Os aspetos positivos que eu reparei são que comecei a ser mais responsável e autónoma, pelo que na escola não o era e andava sempre a perguntar aos professores se estava bem ou mal. Os aspetos negativos são que estamos muito tempo em frente ao ecrã do computador ou da televisão o que não nos faz bem aos olhos. Para concluir, eu prefiro estar na escola do que em casa, porque na escola nós conseguimos perceber melhor a matéria das disciplinas.
Alexandra Gonçalves Pedreira, 6ºA


Na minha opinião, eu prefiro as aulas presenciais, porque posso estar com os meus amigos, participar ainda mais ativamente nas aulas e estar no recreio em convívio com outras pessoas. Eu acho que este ensino a distância correu bem, pois pudemos aprender e finalizar este ano letivo de uma maneira diferente. Este 3º período decorreu de uma maneira um pouco atribulada devido às falhas na Internet, falta de dispositivos e horários um bocado confusos. Em relação às aulas da TV, não gostei muito, pois abordavam maioritariamente temas para o 5º ano. Assisti apenas às aulas de Inglês, para praticar a língua. Um ponto positivo é que o facto de esquecer os materiais não existiu pois temos sempre os materiais em casa. E um ponto negativo é a falta dos amigos e dos professores que durante este período não nos puderam ensinar da melhor maneira.
Martim Jesus, 6ºB


Nesta fase do ensino à distância, eu gostei muito mais de ter aulas em casa por haver menos stress, menos barulho, mais concentração, redução de horários; pois na escola só devíamos ter aulas até à 1 h da tarde, para termos tempo de fazer as atividades artísticas, musicais e desportivas, como andar de bicicleta na nossa aldeia ou ainda poder passar mais tempo em família […]. Houve muitas vantagens como aprender a lidar melhor com as tecnologias, a plataforma Zoom, receber e enviar emails no computador, a mexer melhor no computador... Os professores colocaram-nos vídeos, exercícios virtuais no computador…, na escola era quase sempre o manual, passar do quadro para o caderno, fazer exercícios do manual, corrigir e um TPC para casa...é muito bom ter aulas virtuais, as imagens e vídeos ficam mais na memória. Na escola em sala era bom que os professores usassem mais o quadro virtual, o ideal era termos um tablet ou computador por aluno... afinal chamam-nos a "geração touch", que já nascemos a mexer num telemóvel! Nas aulas era muito bom podermos usufruir das tecnologias, ter internet ilimitada e a funcionar bem. Claro que houve desvantagens como as falhas de internet ou a atualização da plataforma Zoom, mas todos nós (professores e alunos) estávamos em contexto de adaptação, reinvenção e aprendizagem. Era bom que o nosso Governo reformulasse o formato escola, aulas na escola só de manhã e de tarde deixarem-no fazer as atividades que mais gostamos, seríamos mais felizes, menos stressados, e muito mais concentrados (de manhã é quando estamos mais concentrados, por exemplo ter uma aula de matemática depois do almoço, o nosso cérebro já desligou... literalmente! Alguns professores e políticos podem achar que assim não há controlo, que depois de tarde ninguém faz nada, só jogam nas consolas, mas quando eu jogo na consola eu estou em rede com os meus colegas, muitos da turma, e conversamos, combinamos estratégias de jogo, temos de pensar rápido e bem para ganhar, faz-nos pensar qual a melhor estratégia, temos de combinar entre nós, saber receber ordens do colega, liderar a equipa também... conclusão: também aprendemos muito! Se não jogar e até não fizer desporto, posso ir caminhar com a minha avó pela praia ou até ir às compras e ajudá-la... são aprendizagens para a vida. Por isso “que não fazemos nada em casa” não é verdade, em qualquer atividade aprendemos! Fica a dica: aulas na escola, em sala de aula só mesmo de manhã e alguma manhã aulas virtuais em casa, por exemplo na quarta de manhã, para não perdermos o que aprendemos nesta fase de pandemia... trabalhar com as tecnologias! Relativamente às aulas à distância […] deu para aprender e perceber tudo o que era para fazer (tal como na aula da escola), porque os professores explicaram sempre a matéria que estávamos a dar, mandavam-nos PowerPoints explicativos e com exemplos, […] para percebermos melhor. Também fizemos atividades muito interessantes como o retrato de um animal, um poema da nossa autoria, a leitura do Livro o Tesouro na altura do 25 de Abril, também li em casa um livro sobre o arquiteto Ventura Terra que gostei muito, chamado “Açor, o cão de Ventura Terra, entre outras atividades, alguns desses trabalhos estão publicados no blogue da biblioteca da nossa escola. As aulas da RTP Memória também foram interessantes, realizei algumas das atividades e diverti-me muito. No que diz respeito à aula de Cidadania, as aulas foram mais cativantes porque analisamos muitos vídeos e aprendemos muitas coisas novas sobre o nosso país Portugal, a sua inserção na União Europeia, os diferentes tipos de riscos, o que é um plano de emergência…entre outras atividades. […] Por isso tudo, muito obrigado Professores!
Enzo, 6º B


Devido à Pandemia do covid_19 as nossas vidas mudaram completamente. Em relação à escola deixamos de ter aulas presenciais e passamos a ter aulas por vídeo conferência através da plataforma Zoom. Deixamos de estar com os nossos colegas e professores, o que de certa forma é um ponto negativo, pois eu gostava de ter aulas com os professores e de brincar no recreio com os meus colegas. Em relação aos TPC/tarefas a realizar, acho que desta forma, trabalhamos muito mais em casa, desde passarmos muito mais horas em frente a um ecrã a ter aulas, a fazer pesquisas e trabalhos de casa, a ver correções, etc... E, como se isso não bastasse, ainda tivemos de ir para a frente da televisão assistir às aulas do #Estudoemcasa#. São muitas horas em frente a ecrãs e acho que isso faz mal. Mas até gostei das aulas #Estudoemcasa#, pois aprendi coisas novas relembrei outras e fiquei a saber muitos contos novos, que de certa forma me enriqueceram. Na minha opinião, nas aulas síncronas, não se aprende tanto como se estivéssemos nas aulas presenciais por vários motivos: Só temos oportunidade de participar na aula quando o professor nos pergunta diretamente a nós, de resto temos de estar com os microfones desligados, se temos uma dúvida muitas vezes os professores não nos ouvem nem nos respondem, é mais difícil acompanhar a aula. Os pontos positivos desta pandemia em relação à escola, na minha opinião, são: passarmos mais tempo em casa e em família, aprendermos a ser mais organizados, mais autónomos e aprendemos a trabalhar com várias tecnologias, desde Word, PowerPoint, Zoom, partilhar os ecrãs a inserir fotos, a gerir emails, Etc... Além disso, gosto deste tipo de ensino, porque em casa consigo concentrar-me melhor, estou mais calmo, noto que faço um melhor trabalho, aprendi a estudar e acho que melhorei, de maneira geral, o desempenho da vida escolar. Gostei de trabalhar com a plataforma Zoom porque, além das aulas, utilizava o zoom para me reunir com os meus colegas para fazermos trabalhos, trocarmos ideias ou simplesmente conversar. Era muito divertido. Em conclusão, este último período foi sem dúvida diferente, mas foi positivo, porque dentro do que era esperado correu bem e eu sinto que melhorei e que trabalhei muito. Pesando nos prós e nos contras acho que gostei deste tipo de ensino e não me importava de que o próximo ano letivo fosse assim parcialmente.
Afonso Moreira Vasconcelos, 6º B


Este terceiro período foi muito complicado. Para mim foi mais difícil aprender a matéria pois gosto mais de estar na aula com os professores a explicar. Apesar de terem enviado o material para aprendermos acho que não é a mesma coisa. Sei que não fiz alguns exercícios, porque eram mais complicados de fazer sem os professores estarem ao meu lado a explicarem-me. Nunca pensei sentir saudades da escola, mas principalmente dos meus amigos e até dos professores. Os meus pais tentavam ajudar, mas não era igual. Espero que em setembro as aulas possam voltar a ser normais.
José Rui, 6ºB


Durante a pandemia do novo coronavírus oumcovid-19 fomos obrigados a ter aulas á distância pela plataforma zoom o que parecia ser divertido, mas complicou muito a aprendizagem. As aulas à distância não foram a única maneira de aprendizagem, também tivemos planificações com trabalhos de aulas assíncronas que eram realizados durante os intervalos das aulas de cada disciplina. Estas mudanças afetaram bastante a aprendizagem, não só por que não estávamos habituados a estes métodos de aprendizagem, mas também por nos estarem a sobrecarregar com as aulas assíncronas, foi muito difícil aprender pela plataforma zoom. Espero que as aulas por zoom acabem depressa!
Rodrigo Silva, 6ºC


Na minha opinião o ensino à distância é muito difícil, porque eu tenho muitas dificuldades a aprender. No 2.º e 3.º períodos mudou muita coisa, porque deixei de fazer a minha rotina diária de ir para a escola e de estar com os amigos e professores. Eu aprendi, mas não muito, porque tive algumas dificuldades. Um aspeto positivo foram as aulas síncronas e um negativo foi a internet que, por vezes, não dava e tínhamos que faltar às aulas.
Beatriz Silva, 6º C


Na minha opinião, no terceiro período tivemos que ficar em casa durante meses sem conta, foi muito interessante, mas acabamos por nos habituar às aulas por computador, ao email institucional e aos trabalhos. No início foi um bocado difícil, pois era muita coisa para a minha cabeça! Eu acho que as aulas na escola são muito melhores, porque estamos com os nossos colegas e saímos de casa, o que é muito melhor do meu ponto de vista. Os professores tiveram muita paciência tal como nós.
Rosana, 6ºC


Desde o 2º período que temos tido aulas em casa, mudaram muitas coisas. Antes quase que não usava o computador e agora uso, também nem sabia o que era a telescola e agora sei perfeitamente. Se desse para escolher aulas em casa ou na escola, eu escolhia a escola, apesar de não ser tão confortável é melhor, aprende-se melhor do que através de um ecrã e, muitas vezes, a internet não é nossa amiga! A escola não é tão confusa como o email, na escola podes esclarecer melhor as dúvidas. Apesar de estar em casa ser uma maravilha, quando voltar à escola vou ficar muito feliz!
Mariana, 6ºC


Eu achei que o estudo à distância não é tão bom quanto a escola, pois na escola é melhor, é mais fácil de aprender e de compreender, além disso na escola as salas são mais organizadas e na escola os alunos são mais empenhados. Eu aprendi que durante a pandemia as aulas à distância foram importantes para continuar aprendendo e me dedicando às matérias dadas. O lado bom foi que mesmo tudo isso acontecendo pudemos acompanhar as matérias e não perder a rotina, mas o lado ruim foi que perdemos o convívio e ficamos longe dos amigos e professores.
Filipe, 6ºC


Eu gosto mais das aulas na escola, porque posso estar à beira dos meus colegas e também posso estar à beira das professoras e dos professores. Mas se é por segurança tem de ser assim, mas eu não me importo porque mais vale prevenirmos do que passar por más situações. […] Existem vários pontos positivos, por exemplo as aulas são mais pontuais, podemos esclarecer com os professores marcando uma reunião, entendemo-nos melhor, etc… Mas também existem pontos negativos, por exemplo não estamos com os nossos colegas, não conseguimos fazer coisas que só na escola conseguimos fazer, etc… No «Estudo Em Casa» falam mais coisas para o sexto ano do que para o quinto ano, sendo que diz que é para o quinto ano e o sexto ano. […]
Tomás, 5ºA


Na minha opinião o ensino à distância foi uma boa estratégia perante esta pandemia. Assim, eu tive a oportunidade de continuar a aprender mais algumas matérias. Aprendi mais coisas novas e interessantes. […] Eu não utilizei as aulas através da TV. Para mim o que mudou foi não poder estar à beira dos meus colegas e dos professores. Um aspeto positivo foi continuar a ter aulas e ver toda a semana os meus colegas e professores, um negativo foi não poder estar na escola. […]
Ana Sofia Pereira, 5ºA

Comentários