6º B e 6º D: Memória do confinamento


Neste regresso à escola, os alunos do 6.ºB e D, a pedido da sua professora Carla Alves, escreveram um pequeno texto sobre o período em que estiveram confinados em casa após a suspensão das aulas em março último...

 

Durante o período de confinamento, tive mais tempo para estar com a minha família e menos para estar com os amigos, mas consegui fazer outras atividades, como andar de bicicleta. No ensino à distância foi mais difícil aceder às aulas síncronas por causa de erros e falhas e eu tinha dificuldades em perceber a matéria. Agora estamos de regresso à escola, mas o Covid 19 ainda está ativo por isso temos medidas mais rigorosas.

Tomás

 

Para mim, a parte mais importante da quarentena foi a família, porque eu gosto muito da minha família! Tenho dois irmãos e três avós. Sou o mais novo e gosto de jogar futebol com o meu irmão, mas ele prefere estar deitado a ver vídeos no telemóvel.

Miguel

 

No meu período de quarentena estive sempre em casa com os meus pais e o meu irmão. Como não podíamos sair de casa às vezes jogava na playstation com os meus amigos e também nesse período também tive uma novidade que foi ter aulas por computador. Ainda durante esse tempo fizemos algumas coisas em casa, construímos um jardim com flores e pedrinhas que ficou muito engraçado. Este isolamento em casa foi muito importante porque ajudou a não haver mais casos e nós também estávamos bem de saúde.

Pedro

 

A família foi o mais importante para mim durante a quarentena, pois foi ela que sempre esteve lá no momento em que eu mais precisava e também me ajudou a passar o tempo conversando, jogando, vendo filmes e muito mais. Aprendi muito com eles!

Sara

 

A coisa mais importante, para mim, na quarentena, foi a minha família, porque, durante o isolamento, foram as únicas pessoas com quem eu pude ter contacto físico, ter uma conversa, jogarmos e, tudo isto, sem ser através de um ecrã. A minha família fez-me muita companhia, fizemos coisa juntos que habitualmente não fazíamos, porque não temos tempo e, por esse motivo, foi muito importante na época do isolamento.

Catarina

 

Na quarentena tivemos de ficar em casa para nos protegermos do vírus – Covid 19. Tivemos tempo para pensar e ver que de repente ficamos privados da nossa liberdade. Percebemos que de um dia para o outro o Mundo pode mudar. O que fazíamos com normalidade passou a estar proibido. Agora temos de ter um novo comportamento social e aprender novos hábitos para não pormos em risco a nossa vida e a vida dos outros.

Marcos

 

O mais importante na minha quarentena foi a minha família, porque era com quem eu convivia. Eu jogava ping-pong com a minha mãe para passar o tempo e quando íamos à praia fazia bodyboard com ela ou com a minha irmã e isso deixava-me contente. Também jogava futebol com o meu pai, mas o que eu mais gostava era quando jogávamos a um jogo todos juntos.

Pedro Fernandes

Para mim na quarentena teve muitos pontos negativos, como por exemplo, não poder ver os meus amigos, não poder estar com os meus familiares… Mas também teve pontos positivos por exemplo: perceber quem são os nossos verdadeiros amigos, podermos espairecer, pensar na nossa vida… Eu queria sair durante a quarentena, mas não podia. Eu ficava triste, mas a frase “FIQUE EM CASA“ fez-me perceber que tudo ira ficar bem e que não sair de casa era para não contagiar os meus familiares e a mim.

Tânia  

Para mim, durante a quarentena, os animais foram muito importantes, porque fazem companhia, brincam connosco, assistem filmes connosco.

Alexandra

 

Para mim, o mais importante durante a quarentena foi a família, porque me ajudou muito a fazer as tarefas que as professoras mandavam. Foi a família que ficou comigo durante a pandemia, em casa, fechados. A família fez mais coisas comigo, como trabalhar, brincar e conversar.

Tiago

 

A palavra mais importante para mim na quarentena foi “protege-te”, porque se ninguém se proteger a situação pode vir a piorar. Por isso é que temos de nos proteger usando máscara e álcool-gel.

Luana

 

A escola, para mim, é para aprender e também é para estudar. Aqui podemos aprender e fazer novos amigos e colegas. Para mim, a escola é um sítio para ler e conhecer novos professores.

Na escola podes ter apoio a matemática, português e podes fazer os trabalhos de casa.

Na escola pode-se ser livre!

Diogo Castro

 

O mais importante durante a quarentena foi poder estar mais tempo com a minha família, brincar com o meu irmão, ter mais oportunidades para jogar e também estudar. Aprendi muito! Também gostei de estar com o meu cão e aproveitei para ler, porque gosto muito de ler.

Isis

 

Durante a quarentena não me senti sozinho pois tenho dois irmãos com quem brinco e jogo Nintendo, futebol e badminton. Tenho muita sorte, porque a minha casa tem um grande terreno, onde podemos fazer tudo e aproveitar a natureza.   

Hubert

 

O objeto mais importante durante a quarentena foi o telemóvel, porque mantinha o contacto com os colegas, professores, familiares afastados e entretive-me. Na quarentena, não tínhamos nada para fazer e o tempo com o telemóvel passava mais rápido. Também passava tempo com a minha família!                  

Beatriz

 

O mais importante para mim durante a quarentena foi a esperança que mais cedo ao mais tarde poderia voltar a ver os meus amigos, professores…

Diogo Saldanha

 

Durante o período de confinamento, estive afastada dos meus colegas mas passei mais tempo com a minha família. O ensino fez -se à distância, recorrendo a computadores, tablets, telemóveis e internet. Pessoalmente, não gostei desta fase, porque estava longe dos professores e amigos.  

Bianca

 

O que foi mais importante para mim foi a companhia, porque estive a falar com os meus colegas e dessa forma não tive tantas saudades. Mas a minha família foi bastante boa para eu me divertir e a minha cadela Akira também ajudou a essa companhia. Agora já podemos ir para a escola, matar todas as saudades e recuperar o tempo perdido.    

Mariana Sousa

 

O mais importante na quarentena foi:

- a família, porque são pessoas importantes e convivemos todos os dias;

- a saúde, porque faz parte do nosso bem-estar diário;

- a escola,  porque aprendemos e convivemos com amigos e professores.

- o COVID-19 , porque nos ensinou por um lado bem e por outro mal.

Mariana Rodrigues

 

Durante a quarentena tínhamos que ficar em casa para o nosso bem! Agora estou mais feliz, porque vou para a escola (com a máscara, claro!). Mas estou mais feliz, porque estou com os meus amigos.

Diana

 

O mais importante para mim na quarentena foi o meu primo, porque brinquei muito com ele, fui dormir a casa dele e até jogamos tablet e telemóvel.

Gabriel

 

Na minha opinião, a quarentena teve várias aspetos positivos: estar com a minha família, jogar online, dormir até mais tarde, brincar com os meus primos, etc. O menos interessante foi as aulas online, por zoom, porque tinha que consultar sempre os horários.

Laura


Comentários