6º A: Ulisses - apreciação crítica


Para comemorar a aquisição dos novos exemplares de "Ulisses", de Maria Alberta Menéres, recebemos da professora Ana Paula Ribeiro as apreciações críticas do 6.º A, mais alguns desenhos que os alunos fizeram após a leitura do livro.

 

Este é um livro divertido e entusiasmante, onde há História e guerra. O desenlace é o adequado.

César Lemos



Na minha opinião, Ulisses é um livro muito bom que tem um fim bem interessante, engraçado e diferente.

Margarida Loução



Achei o livro repetitivo e confuso. Pouco interessante, apesar de ter lugar em tempos antigos.

Ariana Ranhada


Acho que a conclusão tem lógica, pois segue a história original (“A Odisseia” de Homero), onde a conclusão é mais ou menos a original. Concordo com o desenlace, porque para mim é um bom final… Sugiro que mudem a história para ficar mais parecida à original pois, na minha opinião, a história original tem mais aventura e suspense.

José Pedro Guardão


Pessoalmente, gostei bastante da história e da sua conclusão. Sempre apreciei muito a mitologia grega, sempre me chamou a atenção. Gostei bastante da história e de cada capítulo, principalmente do encanto das sereias. Também apreciei o detalhe do cão de três cabeças, que tem os olhos abertos quando está a dormir e tem os olhos fechados quando está acordado. Eu não mudaria nada na história, globalmente é uma muito boa história.

Francisca Ramalhosa


Na minha opinião, “Ulisses” é um ótimo livro para pequenos historiadores. Gostei do livro, sobretudo da parte em que os marinheiros e Ulisses encontram Polifemo, e o astuto Ulisses tem a brilhante ideia de dizer ao monstro que se chama “Ninguém”. Apenas mudaria a parte final, pois com tantos acontecimentos importantes o conto torna-se um pouco confuso. Concordo que o livro é interessante e acredito que, mais tarde, o voltarei a ler.

Joana Fernandes


O livro é muito interessante e divertido e a minha parte favorita é aquela em que os companheiros de Ulisses foram transformados em porcos. Na minha opinião, o livro ensina como era a vida de antigamente e há pequenos detalhes que se podem transformar em grandes como, por exemplo, o cão estava acordado quando tinha os olhos fechados, e estava a dormir, quando tinha os olhos abertos! Pela minha parte, acho que voltarei a ler esta obra, é um livro histórico, com o qual podemos aprender!

Mariana Pinheiro



Achei que a conclusão é lógica pois, depois de muitas aventuras dramáticas, o final é feliz. Concordo com o desenlace da história, porque a autora foi muito criativa e utilizou vários recursos expressivos que tornaram a história ainda mais emocionante. A maneira de Ulisses pensar e fazer as coisas, que no inicio da história talvez não fizesse muito sentido, revela ideias incríveis que nos põem a pensar (como é que ele penou nisso?). Tudo isso me cativou, resumindo, gostei bastante da história.

Yasmim Marcondes



Gostei do livro, pois é uma história interessante e diferente. Na minha opinião, a conclusão da história é lógica porque sendo a viagem longa e atribulada, faz sentido que Ulisses chegue SÓ à pátria. Relativamente ao desenlace da história, no geral concordo, mas acho que em oito anos de navegação poderia ter acontecido mais alguma coisa.

Francisca Monteverde



Na minha opinião, a história teve uma conclusão feliz, da qual gostei muito. Concordo com o desenlace: o reencontro de Ulisses com o filho e a mulher. Gostaria que a história tivesse mais páginas e história, pois fiquei com a sensação que havia mais histórias a serem contadas.  

Constança Barros


 


 







 

 

 

Comentários