5ºB DAC: Se eu fosse uma semente de uma árvore autóctone...


No âmbito de um DAC subordinado ao tema "Educação Ambiental e da Comemoração da Floresta Autóctone", os alunos do 5.ºB, nas aulas de Português da professora Carla Alves, produziram alguns textos, partindo do desafio "Se eu fosse uma semente de uma árvore autóctone e viajasse por outras florestas". Aqui ficam quatro exemplos das suas produções textuais da turma.

 

As aventuras de uma sementinha

Eu era uma pequena semente de pinheiro com imensas aventuras e vou-vos contar algumas!

Certo dia, fui plantada por um velho agricultor, mas havia um bando de gaivotas determinado em me comer!

Elas, obviamente, cumpriram o seu objetivo. Já na sua barriga, voei durante horas, dias, meses! Até que me expeliram!... fiquei enjoado até bater no chão e, quando me apercebi, encontrava-me na floresta Amazónica. No mesmo momento estava ao lado de anacondas, leopardos, insectos exóticos e tarântulas!

Por ser uma semente rara nessa zona, um tucano curioso não parava de me dar bicadas e logo me engoliu. Estava novamente num estômago!

Fiz outra longa viagem, mas desta vez largaram-me no Norte de Portugal, mais especificamente em Caminha.

Agora, passados muitos anos, já grande, penso nas minhas maravilhosas aventuras com muita felicidade.

João Monraia

 

Uma aventura de sementes

Sou a semente de uma oliveira, estou numa floresta linda muito verde, cheia de flores e pássaros. Acabei de chegar e já tenho uma amiga. Ela é uma semente de carvalho e as suas folhas são originais e lindas! Todos os dias nós falamos com as outras sementes, algumas calmas, mas outras têm tanta raiva que nos mandam para outras florestas!

Hoje, eu e a minha amiga viajámos para outra floresta. Despedimo-nos de todos, até dos que nos disseram para ir embora e partimos as duas… A viagem foi muito boa, uma paisagem ótima e quando chegámos todos nos receberam bem.

Nesta floresta nem havia maus! Era um milagre. Até os pássaros falam connosco, esta é a melhor floresta em que eu estive. Entretanto cresci, no outono já vêm tirar as minhas azeitonas para fazer azeite.

Francisca Correia

 

A vida de um belo carvalho

Olá amigos! A minha jornada começou. Sou uma semente de carvalho. Fui plantado por um senhor, muito bondoso, porque onde me plantaram era um sítio de um antigo loureiro que foi ilegalmente cortado.

Passaram-se dias e noites e finalmente tenho raízes e saí da terra. Parecia que entrei num foguetão e aterrei num novo planeta. Foi aí que conheci o Sr. Sobreiro e o pequeno azevinho. Tornámo-nos grandes amigos.

Uns dias depois, o Sr. Sobreiro apodreceu e caiu. Quando me apercebi avisei o azevinho e desatámos a chorar uma hora. Depois de uns anos uma senhora tirou um pedação de terra e levou-me nele. Quando me apercebi estava na Amazónia. Como já era uma grande árvore chegou o dia de me cortarem para fazer uma linda cadeira.

João Duarte

 

A semente exploradora

Sou uma semente de carvalho e queria muito explorar outras florestas, noutros países.

Aproveitei os ventos fortes que me levaram até à Floresta Amazónia situada na América do Sul. Nessa floresta, vi muitas espécies de plantas e milhares de animais como por exemplo: aves, anfíbios e peixes. Ainda aproveitei e atravessei o Rio Amazonas.

Os ventos voltaram, levaram-me e fui parar à Floresta Taiga situada no norte de Europa, Ásia e América do Norte. Na Taiga vi muitos animais que lá habitavam: ursos, lobos, castores e raposas.

Por fim, fui parar à República Democrática do Congo e adorei a Floresta do Congo a segunda maior floresta tropical do mundo. Na Floresta do Congo habitavam: leopardos, aves e outros animais.

Gustavo Gonçalves


 

 

Comentários