6ºA DAC — Sustentabilidade: A Floresta Autóctone (conto)


 
A propósito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, os alunos do 6.º A, orientados pela sua professora de Português Ana Paula Ribeiro, leram o conto "A Árvore" de Sophia de Mello Breyner Andresen, e escreveram a sua opinião:


Acho que o livro “A Árvore” é muito interessante: tem imagens com muita qualidade, e a escritora conseguiu fazer com que o texto não se tornasse maçador despertando a minha curiosidade. Nota 10 para este livro!

Inês Machado


Gostei do conto porque é muito interessante e entusiasmante.

Maria Paço


Gostei bastante do conto, pois apresenta bastantes recursos expressivos, o que o torna interessante. Não gostei tanto do tamanho do livro, que é muito pequeno (prefiro livros maiores).

Maria Pereira






Acho que o conto é muito interessante. Para além de termos aprendido muitos recursos expressivos, a história é engraçada. Foi muito bom ter lido esse conto que não conhecia.

Maria Clara Araújo


Na minha opinião, o conto “A árvore” é um texto muito bem construído e muito interessante para quem está a ler.

Inês Carrêlo


Gostei deste conto, porque é um conto com uma história bonita, que trata de uma árvore muito alta que é cortada, pois estava a causar problemas aos habitantes de uma ilha japonesa. A madeira da árvore foi utilizada pelos habitantes para muitas coisas, entre elas, construíram uma barca gigante, que serviu para fazerem viagens mais longas e para a pesca, também era útil para comerciar com outras ilhas. Este conto é adequado para a minha idade. Além disso, achei interessante o facto de a escritora dar a conhecer coisas de outra cultura, como os biombos e as biwas. A minha conclusão acerca da mensagem que é transmitida pelo conto é que devemos aproveitar o que temos, porque depois, quando já não o temos, achamos que não aproveitamos o que tínhamos.


Guilherme Castro






A obra “A árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen permite-nos fazer reflexões sobre a preservação da natureza pelo que recomendo vivamente a sua leitura. Na minha opinião, o conto é muito interessante e educativo, porque dá para conhecer um puco mais sobre a cultora japonesa e narra uma bela história sobre uma árvore muito amada por este povo. Esta obra ensina-nos a valorizar a natureza e a proteger todas as árvores. Além disso, também nos ensina a manter as boas memórias na nossa mente e no nosso coração. Quanto a mim, o conto está bastante bem escrito, com muitos recursos expressivos, envolvendo o leitor na história. Em suma, a leitura deste conto é um momento de grande desenvolvimento pessoal.


Cármen Alves


“A Árvore” de Sophia de Mello Breyner Andresen é, a meu ver, um livro muito interessante. Na minha opinião, esta obra faz-nos pensar no que é essencial e na importância da proteção da natureza. Do meu ponto de vista, os adjetivos utilizados para descrever e caracterizar a árvore e os japoneses são muito adequados e necessários para enriquecer a obra e tornam possível imaginarmos como seriam. É como se estivéssemos lá no local! Para mim, as imagens são poucas, mas a imagem da capa ilustra bem a árvore. A parte de que mais gostei foi a união daquele povo, porque se reuniam sempre para decidir o que fazer (todos em conjunto). E também gostei da parte em que tentaram ficar com uma recordação da árvore ao construir uma “biwa” (guitarra), para ficar na memória o carinho que têm pela natureza. Em suma, recomendo a leitura desta obra. Gostei muito e aprendi coisas novas com a leitura desta história.

Francisco Barreto


Acho que a história é bonita, fala de uma árvore e de uma festa.

Guilherme Monteiro


Acho o conto muito bom, pois mostra-nos que mesmo uma coisa simples pode ter um grande valor sentimental. Esta obra também valoriza a natureza.

João Oliveira


Gostei muito do conto “A árvore”, apesar da parte mais triste da história. As pessoas daquela ilha gostavam muito daquela árvore, sentiam amor e admiração por ela. Quando viram que não a podiam manter, decidiram entre todos o que fazer. E no final, mesmo não tendo a árvore na ilha, conseguiram, cada um deles, ter uma bonita recordação para o resto da sua vida.


Vicente Martins


Gostei deste conto que fala sobre uma árvore que cresce muito e tapa a povoação a que pertencem os cidadãos que decidem mandá-la abaixo e, com parte dela, fazer uma barca. Assim, ficamos a conhecer um pouco mais da cultura do Japão.


Rhuana Ramos


Sophia de Mello Breyner Andresen é uma escritora que eu aprecio. Ao ler "A árvore", gostei imediatamente da história narrada pela autora. Considero o conto cativante devido aos recursos expressivos, usados de forma muito criativa, que dão originalidade ao conto. Também foram incluídos adjetivos que eu não conhecia. Esta obra tem um sentido inovador e revela momentos de tristeza, na altura em que cortam a árvore, com muita pena, e momentos de alegria, na altura em que construíram a barca que os habitantes japoneses tanto desejavam.

Afonso Gama

 


 



Comentários