5ºB: A Amizade


Os alunos do 5º B, nas aulas de Português, com a professora Carla Alves, estiveram a refletir sobre o valor da amizade. Aqui ficam os textos para que todos possam saborear as suas opiniões sobre a importância de ter um amigos.



A amizade é, na minha opinião, o melhor remédio para a dor e o sofrimento. Ter um amigo é tudo de bom, pois é ter felicidade, companhia e saudades um do outro…É ser leal, é ter sempre alguém para rir, chorar e te ajudar nos piores ou melhores momentos. Ter um amigo também é ter alguém para estar contigo, para ser honesto e para te proteger e ajudar no que precisas. Em conclusão, acho que uma amizade será sempre preciosa e devemos ter cuidado ao se fazer um novo amigo para que seja sempre uma verdadeira amizade, pois pode ser falsa.
Eva Lopes


Chamo-me Bruna e tenho muitos amigos. Sou contra a solidão, porque as minhas amizades não me fazem sentir triste ou sozinha. Além disso, tenho a minha turma que é muito minha amiga. Quando tenho possibilidade convido os meus amigos para a casa da minha mãe ou a do meu pai e sinto-me feliz sempre que estou com eles, porque me fazem rir, divertir, ter companhia e sentir lealdade entre nós. Na minha opinião, sinto-me feliz com os amigos que tenho e estou sempre disponível para ter mais um!
Bruna


É muito difícil definir a amizade, porque é uma responsabilidade enorme ser um bom amigo. Para ser um ótimo amigo é preciso brincar, ajudar, dar confiança, ser honesto, ser verdadeiro e leal, demonstrar afeto, haver convívio, existir felicidade... Na minha perspetiva, é importante ter um amigo para não nos sentirmos sós e, para mim, estar sozinho sem amigos significa isolamento e tristeza. Por isso sou contra solidão! Para finalizar, uma vez vi uma publicação a dizer: “Um amigo verdadeiro nunca se esquece do significado de lealdade.” e é com este mote que quero viver a minha vida. 

João Duarte


Ter um amigo é ter com quem brincar e é alguém que nos faz companhia quando estamos sós. É quem nos faz rir quando ficamos tristes e nos faz viver momentos de diversão e de felicidade com a sua amizade. O verdadeiro amigo é honesto, leal e principalmente especial!
Marta


Não é de qualquer forma que se consegue um amigo, porque se não se mostrar afeto e amizade, não se conquista uma amizade. Na minha opinião, o amigo é aquela pessoa que nos acompanha no dia a dia da nossa vida, que nos ajuda nos momentos difíceis e que não goza connosco quando gostamos de alguém. Para finalizar, gosto muito dos meus amigos, porque me dão alegria!
Rui


Um amigo faz-nos feliz, rir...,mas esses amigos têm que ser de confiança e verdadeiros. Os amigos verdadeiros e de confiança brincam contigo. Um amigo é como se fosse a vida, porque não consigo imaginar a minha vida sem amigos. Quando estou triste, eles ajudam-me e sem eles eu não era nada! Um amigo tem de ser sincero, simpático! Conclusão: a amizade é um dos sentimentos mais bonitos do mundo!
Enzo


Na minha perspetiva, amigo é uma pessoa em quem posso confiar sem suspeitar. Também é ajudar quando alguém precisar, fazer alguém feliz... Ser amigo é nunca se esquecer do outro. Para finalizar, um amigo tem que cumprir o significado de amizade.
Raúl


Tenho muitos amigos e, por isso, sei bem como é uma amizade. Vou contar algumas das muitas coisas boas que ter bons companheiros traz. Na minha opinião, ter alguém com quem brincar, falar, rir, desabafar e até chorar é algo indescritível! Os grandes amigos devem ser leais, divertidos, afetuosos e honestos tal como nós devemos ser para eles. Não existem palavras para descrever como é bom um abraço de uma pessoa que amamos quando nos sentimos tristes, sozinhos... Para finalizar, a amizade é algo incomparável, simplesmente incrível!
João Monraia


A amizade é algo indescritível, mas é um sentimento que algumas pessoas não conhecem. Era uma vez dois amigos que queriam sempre estar juntos e iam a vários sítios, por exemplo: comer gelados, ir à escola, ir à casa um do outro, festas de aniversário e iam andar de bicicleta. Vinte anos depois ainda eram amigos! Passaram cinquenta anos e acabaram por ser vizinhos e amigos a vida toda.
Gonçalo


Hoje vou falar do amigo. Na minha opinião, um amigo tem que estar connosco nos melhores e nos piores momentos. A amizade tem de ser verdadeira, leal, tem que haver vontade de fazer melhor. Temos de ter confiança uns com os outros, ajudar uns aos outros, fazer rir, brincar, ser honestos... Para finalizar, tenho muitos e bons amigos e a segunda coisa melhor do mundo é ter alguém que está ao nosso lado.
Ana Teresa

                                  
A amizade é ajudar, nunca deixar ninguém de parte e ser feliz! A amizade é brincar, é lealdade, é conviver, é confiança e muitas outras coisas! Às vezes, os grupos não são muito bons para a amizade, porque podem ficar pessoas de fora. Amizade também é ser honesto. A amizade é rir e é saudade. Porquê saudade? Porque quando estamos sem os nossos amigos começamos a sentir saudades.
Salvador


Na minha opinião, um amigo não é só brincar, ele tem de ser sincero. O amigo traz felicidade, companhia e alegria! Para mim, ele tem de ser leal, divertido e tem de me apoiar. Gosto muito dos meus amigos. Claro que, às vezes, também temos as nossas discussões...
Eva Novo


A amizade é um sentimento que não se compra! Um bom amigo deve ser engraçado, divertido, leal, sincero, companheiro! Prefiro ter um amigo do que 100 euros! Na minha opinião, todos devemos ser amigos.
Diego


Uma amizade é ter um afeto ou uma simpatia para com alguém, gostar como amigo de uma pessoa... Na minha opinião, um amigo(a) tem que ajudar o outro, apoiar e dar carinho quando algo corre mal, quando há problemas. Mas também brincar, correr, fazer tudo juntos! Para finalizar, acho que é muito bom ter amigos.
Francisca

Os amigos servem para desabafar e para brincar. Para alguns, são como irmãos de família e, às vezes, andam juntos. Um amigo é para nos fazer companhia e para nos fazer rir! Quando ficamos tristes, eles vão até lá para nos divertir e criar momentos de diversão e de felicidade com a sua amizade. Um verdadeiro amigo é honesto, leal e especial! Às vezes, podemo-nos chatear, mas passado algum tempo voltamos a falar. É um amigo que nos faz viver!
Miguel


A amizade é um sentimento muito bom, porque nos traz felicidade.  Sem ela ficamos sozinhos e tristes. Sinto que sou um bom amigo e também tenho bons amigos. Gosto muito de estar com eles a jogar e a brincar, porque me fazem rir e são muito especiais para mim. Tenho amigos que conheço há pouco tempo, mas também tenho amigos que conheci quando eramos pequeninhos e estamos sempre juntos. Agradeço por ter muitos e bons amigos, porque me fazem sentir feliz, por poder confiar neles, estarem sempre comigo e não me deixarem sozinho. Muito obrigado a todos os meus amigos, por fazerem todos os momentos que estamos juntos serem especiais!
Daniel

Era uma vez um menino e uma menina. O menino chamava-se Jaime Guimarães e a menina Alice Silva. Eram muito amigos e estavam sempre a brincar. Certo dia, perguntaram-se “O que será que significa amizade?” Então fizeram uma lista e escreveram amor, brincar, felicidade, amigável, convívio... Chegou um momento da vida em que a Alice se foi embora, porque a mãe e o pai conseguiram um trabalho muito longe de lá. O tempo passou e o Jaime nunca se esqueceu da Alice. Ele decidiu ir à festa dela, porque assim conseguiria voltar a vê-la. Então foi e no dia 5/12/2012. Reencontram-se e voltaram a ser amigos.
Guilherme


A amizade é um sentimento difícil de explicar. Na minha opinião, a amizade não se aprende na escola, mas encontramos por lá bastantes amigos. Alguns são tão especiais que nos acompanham ao longo da nossa vida. É muito importante, para mim, que os meus amigos sejam verdadeiros e leais comigo! Gosto de brincar e rir com os meus amigos. Por um amigo nós fazemos tudo o que pudermos. Para finalizar, se todos fossemos amigos uns dos outros não haveria guerras nem conflitos.
Gustavo

Amigo é aquele que nos ajuda, que nos dá conselhos e que nos ouve a desabafar. Também é aquele que está connosco, que é amigável, que nos faz companhia e que é leal. O amigo é contra a solidão, é divertido e é alguém confiável.
David

Um amigo é uma pessoa pela qual sentimos afeto, confiança, a quem podemos falar sobre a nossa vida, uma pessoa com que podemos contar e que nos ajuda no que estiver ao seu alcance. A amizade é uma coisa maravilhosa, mas ter um amigo também é ajuda-lo no que é preciso!
Camila


Comentários