6ºC: Telemóveis na escola, sim ou não?


Os alunos do 6.ºC, nas aulas de Português, com a professora Carla Alves, estiveram a refletir sobre a utilização do telemóvel na escola e apresentamos agora as suas opiniões por escrito.

Atualmente há escolas que andam a proibir o uso dos telemóveis nas suas instalações, mas, na minha opinião, não o devem fazer.
Acho que se o fizerem na escola que frequento, vão ocorrer alguns problemas como, por exemplo, no final do período não vamos poder fazer as autoavaliações no telemóvel, reenviar os trabalhos que os professores nos pedem e ver os sumários quando os computadores não funcionam.
Penso que nos dias de chuva, quando temos de ficar no interior e não podemos brincar lá fora, o telemóvel é a nossa ocupação.
Na minha experiência, quando era do 5º ano e não tinha telemóvel era muito difícil falar com os meus familiares quando necessitava e várias outras coisas. Pelo exposto, preciso do telemóvel na escola.
Bárbara


Algumas escolas estão a proibir os telemóveis. Será que é melhor os alunos ficarem sem telemóvel?
Na minha opinião, os alunos devem ir com o telemóvel para a escola, porque quando estamos em aulas, às vezes, as professoras mandam ir ao Office 365 para ver os sumários.
O meu segundo argumento é que o telemóvel é usado para ligar para os pais ou familiares.
Além disso, às vezes, gostamos de brincar com o telemóvel quando não temos aulas ou furos.
Pelo que foi dito, não se deve proibir o uso do telemóvel na escola.
Joana Santos


Atualmente há escolas que estão a proibir o uso do telemóvel. Mas será que isso é bom para os alunos?
Na minha opinião, os telemóveis não devem ser proibidos, pois se quisermos ligar para um familiar, amigo, etc. para nos ir buscar à escola, temos de ir à secretaria para ligar.
Além disso, nos intervalos se estiver a chover, e não se poder brincar ao ar livre, o telemóvel é uma boa ocupação.
Por fim, às vezes, nas aulas de TIC, HGP... usamos o telemóvel com a autorização da professora, para entrar no Office para ver o sumário, etc. E sem este não podia.
Pelo exposto, acho que os telemóveis não devem ser proibidos, nas escolas.
Joana Fernandes


Algumas escolas estão a proibir o uso de telemóveis. Mas será bom para os alunos?
Na minha opinião não!
Em algumas disciplinas, os professores podem pedir o telemóvel para pesquisar. No ano passado, a professora de Matemática pediu.
Acho que é importante termos o telemóvel na escola para podermos ligar para os pais se nos esquecermos do material.
Penso que o telemóvel pode ser proibido dentro da sala, mas nos tempos livres podem ser utilizados.
Em conclusão, o telemóvel é necessário na escola.
Gonçalo


Algumas escolas estão a proibir os telemóveis aos alunos.
Na minha opinião, é uma má ideia, porque até algumas professoras pedem para ir ao OneNote para ver o sumário e para fazer trabalhos, até para ir à Escola Virtual! Também, se nos sentirmos mal, podemos ligar aos nossos pais ou até ao 112.
Mas por outro lado, acho que também é melhor não trazer, porque há alguns alunos que usam o telemóvel na aula sem a autorização da professora.
Em conclusão, por um lado é preciso e por outro lado não.  

Margarida
 


Em muitas escolas estão a ser proibidos os telemóveis. Será uma boa medida? Eu penso que iremos brincar mais uns com os outros sem telemóveis.
Na minha opinião, se forem proibidos os telemóveis vai haver menos distração nas aulas.
Da minha experiência, já passamos muito tempo no telemóvel fora da escola.
Em conclusão, devia ser proibido usar o telemóvel na escola.
Francisca


Algumas escolas estão a proibir o uso de telemóveis. Mas será isto benéfico para os alunos? Na minha opinião esta é uma boa medida.
Penso que os alunos deixaram de brincar juntos nos intervalos e não comunicam muito uns com os outros.
Também acho que o telemóvel deve ser proibido, porque há alunos a usar telemóveis nas aulas em vez de estudar, porque quando a professora pede o telemóvel para pesquisar ou fazer um trabalho, os alunos ficam a jogar no telemóvel e fazem tudo ao contrário em vez de fazerem o que a professora manda.
Em conclusão, telemóveis nas escolas deviam ser proibidos.
 Eva
 
Algumas escolas estão a proibir o uso dos telemóveis durante o período escolar e eu concordo mais ou menos com isso.
Tenho alguns argumentos para explicar o motivo pelo qual a minha opinião sobre o uso dos telemóveis na escola é “mais ou menos”.
O meu primeiro argumento - Os alunos na escola não só usam o telemóvel para fazer chamadas e mandar mensagens como também serve para jogar e isso impede alguns jovens de brincar entre si.
O meu segundo argumento - Os alunos, quanto mais jogam mais viciados ficam e mais distraídos e isso faz com que eles tirem notas mais baixas.
O meu terceiro argumento - Há alguns meninos(as) a quem os pais não deixam jogar na escola e há outros meninos(as) a quem os pais deixam jogar na escola. Os que não podem jogar na escola ficam sozinhos, porque não podem brincar com os amigos, porque eles estão a jogar no telemóvel.
Gostava que os alunos tivessem o telemóvel só para chamadas para todos conviverem entre si, mas se eles não quiserem deixar em casa, eu respeito a sua opinião.
Francisco


Algumas escolas estão a proibir os telemóveis e eu acho que não é uma boa ideia, porque muitas das vezes utilizamos o telemóvel nas aulas. Por exemplo, na aula de História é necessário o telemóvel para a autoavaliação, powerpoints e etc.
Por vezes é necessário o telemóvel por causa de uma emergência, de uma consulta marcada, por exemplo.
Nos intervalos, quando está a chover, também podemos usar o telemóvel para jogar, ver vídeos, etc.
Por outro lado, também não podemos abusar! Por exemplo, não podemos usar o telemóvel na sala sem a professora mandar...
Em conclusão, acho que não precisam proibir os telemóveis, mas é necessário haver regras.
Maria

Algumas escolas estão a tirar os telemóveis aos alunos.
Na minha opinião, é uma má ideia, porque vamos supor que preciso de ligar para a minha mãe, não vou conseguir, porque não vou ter o telemóvel... ou se eu tiver que ir embora mais cedo para uma consulta...
Mas por um lado, é bom, porque as pessoas em vez de brincarem, estão sempre no telemóvel ou há pessoas que passam as aulas todas no telemóvel sem a professora saber.  
Em conclusão, essa decisão tem de ser bem pensada, pois há desvantagens e vantagens.
Rita

Algumas escolas estão a proibir os telemóveis, mas será que isso é boa ideia?
Na minha opinião, acho que não é uma boa medida, porque um dia pode ser preciso o telemóvel para ligar aos pais se acontecer alguma coisa, se um dia alguém se sentir mal...
Acho que também não é boa ideia, porque muitas vezes temos furo ou no intervalo estamos no telemóvel a jogar ou a fazer outra coisa.
Em conclusão, penso que os telemóveis não devem ser proibidos nas escolas.
Mariana


Algumas escolas estão a proibir os telemóveis.
Na minha opinião, as escolas não devem proibir os telemóveis. Se quiseres ligar para alguém é mais prático, e quando, às vezes, não tens nada para fazer no intervalo podes ficar no telemóvel um bocado.
Por outro lado, não se pode ficar todo o intervalo no telemóvel!
Em conclusão, é necessário levar o telemóvel para a escola e estes não devem ser proibidos.
Miriam

Atualmente, há escolas que já proíbem os alunos de levar o telemóvel para a escola, mas não concordo.
Na minha opinião, não devem tirar o telemóvel, pois ele é muito importante para pesquisas.
Penso que o telemóvel pode ser útil, porque se nos sentirmos mal podemos ligar para os nossos pais.
Acho que o telemóvel pode ser utilizado nos intervalos, quando está a chover muito e não dá para brincar.
Pelo que foi dito, o telemóvel pode ser importante na escola, então não devem retirar.
Rodrigo



Comentários