6ºD: A Prática Desportiva e outras opiniões


Os alunos do 6.ºD escreveram, na aula de Português da professora Carla Alves, textos de opinião sobre temas à sua escolha. A grande maioria da turma escolheu pronunciar-se sobre "A Prática Desportiva", mas outros apresentaram a sua opinião sobre outros assuntos. Eis os seus textos. 

Todas as pessoas deviam praticar desporto, pois ajuda o desenvolvimento do corpo e beneficia a saúde. Recomendo começarem a praticar desde cedo.
Na minha opinião, o desporto pode ajudar no bem-estar psicológico, mas por outro lado temos que ter consciência que podemos ter lesões muito graves, por isso temos que cumprir as regras e temos de nos equipar adequadamente, de acordo com o tipo de desporto que praticamos para prevenirmos lesões. Um exemplo é o futebol! No futebol precisamos de usar caneleiras que ajudam a prevenir lesões na região das canelas.
Gosto muito do desporto, mas é sempre bom ter presente as regras de segurança.
Ariovaldo


Vou falar sobre desporto.
Na minha opinião, o desporto faz bem às pessoas, porque as faz sentir melhor. Penso que a alimentação saudável pode ajudar a ter mais força e energia para treinar e ter bom desempenho nos campeonatos, mas o que importa mesmo é participar e divertir-se! No entanto, para participar nos jogos temos que treinar muito!
Uma vez, eu treinei pouco para o corta-mato. No início estava a ir bem, mas depois, no meio do percurso, esforcei-me muito, só estava a pensar em ganhar, mas no momento em que me estava a esforçar ao máximo não consegui correr mais, o meu corpo estava mole e cansado… Depois, quase cai e o meu amigo Sandro pegou em mim ao colo e levou-me até à ambulância. Por isso, nunca se deve pensar só em ganhar e deve-se treinar sempre com empenho.
Samuel


A prática desportiva é fundamental, pois melhora a saúde e o bem estar mental, desenvolvendo a confiança em si mesmo e aprendendo-se a perder, pois não se ganha sempre...
Eu pratico badminton e sinto-me mais feliz do que antes, pois conheci novos amigos e quando não faço badminton fico triste e desanimada.
Por outro lado, o desporto também tem os seus contras, porque os atletas podem se ferir ou magoar.
Em conclusão, a prática desportiva ajuda a saúde, a mente e é melhor fazer algum desporto do que ser sedentário.
Daniela Núñez

A prática desportiva é fundamental para todos e o desporto faz bem à saúde.
O desporto ajuda a desenvolver os músculos como o Cristiano Ronaldo; ele tem muitos músculos. Ele vai para a Academia para treinar e não pode comer doces, só comida saudável.
O futebol, por exemplo, contribui para a tua felicidade! Quando marcas um golo ou quando ganhas a partida, mas a melhor parte é quando vais treinar a um clube muito conhecido e famoso.
Mas por outro lado, há lesões que são muito más e custa muito… como torcer um pé, levou um pisão, mas o pior é quando vais dar a bola a um jogador e ele, sem querer, acerta-te com o pé na cabeça.
Em conclusão, o desporto é bom, principalmente quando ganhas e te divertes.
Santiago


A pratica desportiva é muito importante para nos sentirmos bem física e psicologicamente, porque o desporto faz bem a saúde.
Eu, se ficar dois dias sem praticar desporto, fico triste.
Por outro lado, não podemos esquecer que o desporto pode provocar lesões.
Penso que todas as pessoas deviam fazer um pouco de desporto.
Gustavo


A pratica desportiva faz muito bem, pois impede doenças como a obesidade e diabetes.
Na minha opinião, o desporto é muito positivo. Eu gosto muito de vários desportos, mas o futebol é o meu favorito pois tenho vários ídolos como um dos maiores na minha posição é Van De Vart.
Não podemos esquecer que também pode haver lesões (podem ser muito graves ou não) e que te podem deixar de fora por algum tempo.
Guilherme


A prática desportiva é muito importante, porque nos ajuda a sentir bem psicológica e fisicamente, melhorando a saúde.
Na minha opinião, praticar desporto é excelente, divertido e interages com outras pessoas e crianças.
Por outro lado, se não fizermos o aquecimento podemos nos lesionar, como a minha professora que não fez aquecimento e partiu o pé.
Adoro praticar desporto.
Nídia

A prática desportiva é muito importante para o bem-estar do nosso corpo e para a nossa saúde mental.
A razão pela qual eu pratico desporto é que acho que me sinto bem melhor e é divertido. Considero que todos devemos praticar pelo menos um pouco de qualquer modalidade, como correr, para ficarmos melhor de saúde.
Em conclusão, praticar desporto é muito bom, faz bem à nossa cabeça e faz-nos sentir com mais força para tudo.
Sofia


O desporto é uma prática que se deve fazer no dia a dia, pois é muito importante e ajuda no bem-estar físico e psicológico. É uma atividade muito importante e as pessoas não se devem esquecer de praticar.
Eu pratico patinagem no Pavilhão Municipal de Caminha todas as quintas-feiras. Gosto muito de ir lá, porque para além de trabalhar o meu corpo, treino o equilíbrio e a velocidade e posso conversar com as minhas amigas.
Por outro lado, a prática de desporto pode causar lesões e temos de ter cuidado.
O desporto deve ser praticado por todos!
Beatriz

O desporto é importante para que todas as pessoas se sintam bem com elas próprias, principalmente quando é praticado au ar livre. O desporto ajuda a desenvolver a atenção e promover o desenvolvimento do nosso corpo.
Tiago Vilarinho

A Escola
Na minha opinião, vir para a escola é muito importante, porque aqui nós vamos às aulas e estudamos. Eu não gosto de aprender música, porque tenho de estar muito atenta e calada e isso é difícil para mim.
O que mais gosto da escola é quando toca para sair à hora de almoçar, ou lanchar. Vou comer com as minhas amigas. A comida é muito boa. As senhoras da cantina são simpáticas comigo.
Daniela Estevão

Olá! Eu sou o Daniel Silva malta. 😉
Às vezes gosto de ir para a escola, outras vezes não. 😐
O que eu mais gosto de fazer é ter intervalo! 😊
O que não gosto de ter é algumas aulas… ☹


Qual é a tua opinião sobre a atitude da princesa do conto “O Príncipe Sapo”?
Na minha opinião, a princesa deveria ter sido humilde com o sapo, até porque o sapo fez-lhe um favor.
Além disso, ela fez uma promessa e não cumpriu e uma promessa é uma coisa séria.
Se ela tivesse tido mais cuidado ao brincar com a bola de ouro, ela não teria de dormir, comer e brincar com o sapo.
Em conclusão, ela deveria ter sido honesta com o sapo.
Tiago Gonçalves

Censura
Este ano comemoramos os cinquenta anos do 25 de Abril, mas o tema censura tem sido discutido por grande parte da população. Na minha opinião, graças à revolução do 25 de Abril, no nosso país diminuiu a censura, apesar de esta ainda estar presente em algumas situações no mundo.
Por exemplo, em certos países, as mulheres são censuradas e julgadas, sendo obrigadas a usar burcas. Num país, um grupo de cinco raparigas foram feitas prisioneiras por usarem hijab (burca) ao dançar na rua.
Muitas vezes, somos criticados pela maneira como falamos, nos vestimos e como identificamos. Em muitas ocasiões, essa “censura” parte de pessoas mais tradicionais, ou com diversos tipos de traumas, que acabam por desenvolver preconceitos. Certas pessoas não respeitam diferentes formas de vestir, a maneira de falar, a nossa sexualidade e muito mais, criando comentários doentios e em vários casos nós somos julgados apenas por meros detalhes da nossa personalidade.
Por isso é que acredito que cada um deve ter o direito de expressar a sua maneira de ser.
Yasmin

Comentários