Boas Férias?


Através de uma simples portaria (558/2010 de 22 de Julho) o Ministério da Educação acaba de deitar por terra o trabalho e o futuro profissional de muitos dos professores-bibliotecários que o próprio ME criou há apenas um ano pela Portaria 756/2009 de 14 de Julho. Talvez o nosso agrupamento não seja directamente afectado, pelo menos para o próximo ano, mas o mesmo infelizmente não acontece, ao que sabemos, com agrupamentos e escolas vizinhas. É a recompensa para muitos colegas professores-bibliotecários que acabam de fazer a mesma complexa auto-avaliação que nós próprios fizemos e se preparavam para gozar umas merecidas férias. O Ministério da Educação, esse, não quis saber de nenhuma avaliação e muito menos de férias. Limitou-se, friamente, a cortar. Daqui endereçamos um abraço solidário para os colegas que viram agora, abrupta e injustamente, ignorado o seu trabalho e desrespeitadas as suas legítimas aspirações profissionais. Sobre isto, o que dizem os responsáveis regionais e nacionais das Bibliotecas Escolares? Ainda não ouvi a sua voz e o silêncio é ensurdecedor.

Paulo Torres Bento (professor-bibliotecário)

Comentários

  1. Olá Paulo,

    Parabéns pelo blogue.
    É de facto revoltante que após um ano de intenso trabalho e com grandes expectativa para o próximo ano, já com o Plano Anual de Actividades preparado para, tenhamos recebido este "balde de água fria". O meu Agrupamento é um dos afectados e o sentimento que tenho é de grande desilusão, como se todo o investimento na formação e trabalho efectuado fosse deitado ao lixo. Neste momento não sinto a menor vontade de regressar ao trabalho e se este sentimento se mantiver até Setembro é sinal de que andam a matar o empenho e dedicação de tantos de nós.
    Enfim, a lição que tiro disto tudo é que enquanto houver mentes com tanta pequenez a controlar o nosso país não vale a pena dar o melhor de nós...

    Boas férias,
    Celeste

    ResponderEliminar
  2. Pelo que sei, parece mais uma irresponsável atitude de quem unicamente pretende, ilusoriamente, "poupar" recursos. É mais uma vergonha nacional. Parece que continuam a não ver que podem, de facto, poupar recursos, que persistem em esbanjar escandalosamente. Mas não me atrevo a sugerir como o podem fazer...
    Joaquim Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo
    pois eu sou uma das afectadas, como sabes, por 15 alunos, o nosso agrupamento vai ficar sem 1 professor bibliotecário, que sou eu. Estou desiludida com tudo isto e desanimada perante a cegueira estúpida de quem nos manda. Que tostões vou eles poupar com meia dúzia de professores bibliotecários que vêm para a rua? É uma vergonha e nós peões de um jogo em que quem dita as regras são pessoas ignorantes e sem escrúpulos.
    Parabéns pelo teu blog.
    Fernanda Oliveira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário