5º A e 5º C: A Viúva e o Papagaio

Impossibilitados de ler integral e presencialmente a obra "A Viúva e o Papagaio", de Virgínia Woolf, a professora Olívia Lima propôs aos seus alunos do 5º A e do 5º C a visualização da narração de Luís Villas Boas, em Português, e de Luís Pereira, em Língua Gestual Portuguesa, pedindo-lhes um comentário à história...


5º A

Na minha opinião, a obra “A viúva e o papagaio” é muito interessante, pois mostra o amor que se pode ter para com os animais, portanto, exprime sentimentos e emoções. A parte que eu gostei mais foi quando a casa estava a arder e a Sr.ª Gage, se chegasse mais cedo, dava a vida dela pelo papagaio, mostrando preocupação com o animal. O narrador contou muito bem a história, pois, na minha cabeça, à medida que ele ia narrando, eu ia imaginando as cenas da obra. O narrador de língua gestual também foi muito expressivo. Também gostei muito do cenário. Gostei muito de viajar nesta obra!
Ana Sofia Pereira

Gostei muito de ouvir e ver a narração da obra “A viúva e o papagaio”. A história é muito bonita, o narrador é muito expressivo e as animações são fantásticas.
Magda

Gostei muito da história. É muito engraçada e o narrador é muito bom: além de conseguir fazer a voz diferente para imitar o papagaio, é muito expressivo o que faz com que a história seja mais interessante. O cenário é engraçado e as projeções das imagens fazem com que se consiga imaginar melhor o que está a acontecer. O que gostei mesmo mais foi a forma como o narrador conta a história.
Tiago Vieira

Eu gostei desta história porque os animais são muito valorizados e importantes. Uma senhora viúva, a senhora Gage, recebe uma carta dos advogados do irmão a informar que este tinha morrido e lhe tinha deixado a sua casa e muito dinheiro. A senhora Gage viajou para a terra do irmão, Rodmell, mas só depois de ter a certeza que o seu cãozinho ficava bem. Para ela, o seu cão era muito importante e não queria que ele passasse mal, preferindo ela comer menos e não ter determinadas coisas. Quando lá chegou aconteceram várias tragédias: não havia dinheiro no banco, a casa pegou fogo e pensava-se que o papagaio tinha morrido no incêndio. A morte do papagaio foi o que mais entristeceu a senhora Gage que nem conseguia dormir por causa disso. Nessa noite, o papagaio apareceu e levou a Sr.ª Gage até à casa queimada do seu irmão. Juntos, descobriram, atrás de uns tijolos, a fortuna do irmão: muitas moedas de ouro. A Sr.ª Gage pegou no dinheiro e, juntamente com o papagaio, foi para sua casa onde viveu feliz com o seu cão e o seu novo animal, o papagaio James.
Para mim, os efeitos visuais (cenário, desenhos, luzes…) e sonoros (música, entoação do narrador, sons…) foram muito interessantes, porque davam pistas do que podia acontecer e criavam suspense, o que fez com que eu tivesse que imaginar como eram as coisas, o que ia acontecer; era como se estivesse a ler o livro e tinha que “dar asas à minha imaginação”. Também achei muito positivo existir um tradutor de língua gestual, para que os meninos surdos pudessem entender esta história.
Tomás Bártolo e Sá


5º C

Sobre o vídeo que visualizei, o cenário era simples e os desenhos estavam bem feitos e animados. A luz do cenário era um pouco fraca. A música estava bem encaixada ao tema do ambiente. A entoação do narrador era variada entre as personagens e também se adequava bem. Os sons eram básicos, mas por vezes abafados pelo narrador.
Afonso Laranjeira

Eu gostei muito da história "A viúva e o papagaio" e também gostei dos aspetos visuais e também dos aspetos sonoras. O texto era muito interessante.
Ana Beatriz Silva

Eu gostei muito da história “A viúva e o papagaio”. Achei muito interessantes os efeitos visuais e a forma como o narrador se expressou e narrou esta história. A escritora (Virginia Woolf) teve boa ideias e imaginação para escrever uma historia tão bonita como esta!!! Todos fizeram um excelente trabalho!
Ana Rita

Na minha opinião, eu gostei do vídeo. Já tinha ouvido falar da escritora, mas não tinha lido nenhuma obra dela. Gostei muito dos efeitos sonoros, do conto e dos efeitos visuais, mas não apreciei muito o cenário.
Ema

Na minha opinião, a história foi muito divertida. Gosto muito de histórias em que entrem animais, por isso a minha personagem favorita é o papagaio e gostei muito da parte em que o papagaio ajudou a viúva a encontrar o tesouro. O cenário era muito bonito, com luzes e imagens para conseguirmos imaginar os sítios e os sons imitavam muito bem o que nos ouvimos de verdade. O narrador fazia caras muito engraçadas quando era de medo ou quando era de felicidade.
Gabriela

Pessoalmente, adorei esta obra. É uma obra que me fez voar! Parecia que eu estava em todos os locais que referiam no conto, parecia que eu estava a viver a história que o narrador contava. Achei que Virginia Woolf usou toda a sua imaginação para escrever esta obra, e o narrador João Villas Boas também sabe expressar-se muito bem. Ele fazia com que ninguém tirasse os olhos da sua expressividade e da sua vontade de narrar, fazendo-nos pensar sobre a história. Era uma velhinha que não tinha uma vida como a nossa. Uma senhora que era capaz de não se alimentar, para alimentar o seu cãozinho… É um conto muito bonito, que deixa qualquer um com o seu coração a brilhar.
Mariana Mateus Dias Pereira

Eu gostei muito da história, porque era engraçada, principalmente o papagaio. Também nos transmite a mensagem de que a avareza das pessoas nunca tem um bom fim e que a paciência e a bondade sempre acabam por ser recompensadas. Apesar dos cenários serem poucos, o narrador desenvolveu um bom papel e cativou o público.
Tomás Vieira Magalhães

Comentários