6ºA e 6ºC: "A minha profissão do futuro"

A propósito de um dos últimos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal do 6.º ano — setores de atividade —, a pedido da professora Benvinda Madeira, os alunos do 6º A e 6º C escreveram um pequeno texto subordinado ao tema "A minha profissão do futuro", revelando as atividades que se imaginam a exercer quando forem adultas...

No meu futuro eu gostava que a minha profissão fosse fisioterapeuta, que pertence ao setor terciário. Eu escolhi esta profissão porque quando era pequena, no dia da criança, fui a um parque onde estavam a fazer muitas atividades, e uma delas era massagens, na qual eu quis que me fizessem uma nas mãos. Desde aí comecei a gostar de dar massagens a pessoas de minha família, e elas dizem que as minhas massagens são muito boas e, então, acho que seria uma boa fisioterapeuta.Mas o que é ser fisioterapeuta? Fisioterapeuta não é só fazer massagens, mas é também ajudar pessoas a superar muitas dores que têm. Fisioterapeuta forma e desenvolve competências para ser um profissional de primeiro contacto, mas talvez mais importante do que isso seja o fato de se enquadrar em equipas interdisciplinares tornando-se num recurso de referência na área da reabilitação, por isso fisioterapia só com fisioterapeutas!        
Alexandra, 6ºA

No futuro, eu ainda não tenho a certeza do que quero ser. Eu estou bastante dividida entre três áreas muito diferentes entre elas.Em primeiro lugar, gostaria de ir para medicina oncológica, porque adoro ciências, matemática e gosto muito de ajudar pessoas. Outra razão pela qual eu quero ir para essa área, é o facto de alguns irmãos do meu avô e a minha bisavó terem morrido com doenças oncológicas. Esta área tem doenças muito avançadas e complicadas de perceber, e eu gostaria de ajudar a compreendê-las. Esta profissão encontra-se no setor terciário.
A segunda profissão tem a ver com a área da música, ser instrumentista ou professora de música. Eu gostava de ir para essa área, porque gosto de tocar, tenho jeito e também porque na minha família há muitos músicos e eles são a minha inspiração. Eu gostava de ter tanto sucesso quanto eles, porque eles são muitíssimo talentosos. Essas são as principais razões pelas quais eu queria tirar um curso e trabalhar nessa área. Esta profissão pertence ao setor terciário.
A terceira e última profissão seria ser advogada/juíza. Eu gostaria de seguir essa área também, porque além de toda a gente dizer que eu tenho jeito para essa matéria, eu acho que seria bom para mim, sinceramente acho que defender pessoas seria uma coisa boa, pois eu adoro fazê-lo. O facto de algum dia conseguir ser juíza e puder fazer justiça também é uma das coisas que me faz querer seguir essa área. Esta profissão também se encontra no setor terciário.
Estas são as profissões que eu talvez tenha no futuro, por agora só me falta decidir.
Beatriz Lages, 6ºA

No futuro gostaria de ser engenheiro aeroespacial, não só porque gosto de desenho e matemática, como também sempre tive curiosidade por saber o que existe lá fora, no espaço exterior. Ajudar a construir engenhos que nos ajudem a explorar o espaço, ainda mais longe e, também, a compreender melhor a formação do Universo é um sonho que eu tenho.No entanto, a minha ideia poderá mudar ao longo do tempo, pois ainda sou muito jovem. 
Gonçalo, 6ºA

Para começar este texto é essencial dizer que ainda sou uma criança de apenas 11 anos e que ainda tenho muito para viver e aprender.Mesmo assim, quando me pergunta qual a profissão que gostaria de ter no futuro eu identifico-me, logo, com alguém que, hoje em dia, perante a nossa sociedade não são vistos como heróis, mas sim como corruptos, racistas ou até mesmo míseros seres humanos, os polícias. Escolhi falar sobre esta profissão, porque espero que um dia possa conseguir realizar esse sonho e orgulhar a minha família. Ser polícia não é apenas vestir farda, é honrar a farda, é arriscar a vida para salvar a de um desconhecido, é correr risco de morte por acidentes, ameaças ou até mesmo perseguições. É preciso ter coragem e enfrentar a dura realidade que estes homens vivem. E quem paga essa coragem ou esse risco? As famílias que muitas vezes perdem os seus heróis, a sociedade que não sabe valorizar e até mesmo os próprios polícias que são miseravelmente pagos. Para mim, será uma honra, do tamanho do mundo, fazer parte do setor terciário, que serve a sociedade, e que engloba o setor policial. Concluo, assim, que penso que cada um deve ter o objetivo de ter uma profissão no futuro, que possa ser feliz com aquilo que escolheu e que seja honesto e corajoso para enfrentar as adversidades da vida.
Guilherme, 6ºA

No meu futuro gostaria de ser famosa e também adoro teatro, profissões que estejam no mundo da televisão. Por isso juntei o útil ao agradável e a minha profissão de sonho é então ser atriz ou apresentadora.  As duas profissões que eu referi pertencem ao setor terciário.Digamos que ainda estou um pouco confusa e não sei bem qual prefiro, sendo que eu também adorava ser modelo, mas não se pode ter tudo, não é verdade!?
Então vamos começar a definir o que é cada uma das minhas profissões favoritas. A primeira é então atriz. “Atriz ou ator é uma pessoa que interpreta e representa uma ação dramática baseando-se em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou coletivas. Utiliza-se de recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ator). As minhas atrizes favoritas são: a Rita Pereira, Maya Booth e Ana Sofia Martins.
Como já referi não me importava nada de ser apresentadora! Vou explicar então o que é ser apresentador. “Um apresentador é uma pessoa que introduz ou comanda um programa de televisão ou segmentos do mesmo. Hoje em dia, é comum que celebridades de outras áreas assumam esse papel, mas algumas pessoas fizeram seu nome unicamente dentro do campo da apresentação, tornando-se grandes personalidades da televisão.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Apresentador_de_televis%C3%A3o). Os meus apresentadores favoritos são: Pedro Teixeira; Manuel Luís Goucha; Maria Cerqueira Gomes e Fátima Lopes.
Em conclusão, posso referir novamente que ainda estou um pouco indecisa quanto ao meu futuro, mas eu adorava, adorava mesmo entrar no mundo da televisão.
Íris, 6ºA

No futuro quero ser cozinheiro. Surgiu-me a ideia de ser cozinheiro quando via uma série de comida saudável, no programa 24 kitchen (cozinha).Eu quero ser cozinheiro, primeiro porque tenho um robô de fazer comida, segundo ganho muito dinheiro, terceiro posso vir a ser muito famoso ao fazer comidas deliciosas. Num Restaurante pode-se fazer comida muito saudável e menos saudável.Adorava ter um Restaurante, cheio de pessoas, pessoas novas, comida nova. Dá para fazer tudo num Restaurante, por exemplo pode-se jogar às cartas, conhecer novos amigos...
Jofre Pinto, 6º C

A profissão que eu gostaria de ter no futuro é professora de educação física, porque eu sou flexível e sempre gostei dessa profissão. Essa profissão ensina e ajuda as pessoas a ter uma vida mais saudável e feliz. Um professor de educação física tem de ter uma vida saudável e seu corpo flexível.
Letícia, 6ºA

O meu principal objetivo para o futuro é ser veterinária, mas também queria ser outras coisas como professora de educação física, designer de moda… Desde pequenina quero ser veterinária, porque eu adoro animais e gostava de um dia poder salvar vidas.  Esta profissão pertence ao setor terciário.Se não chegar a ser veterinária, gostava de ser designer de moda, porque eu gosto de desenhar, mas  não desenhar o que me mandam, eu gosto de ser livre de desenhar... Esta profissão é do setor terciário.
Luna, 6ºC

No futuro, não sei bem o que quero ser… eu só sei que se puder quero ter uma instituição para acolher pessoas e animais sem abrigo. Mas para isso preciso de ter um trabalho que me dê dinheiro. Acho que quero ser médica, não tenho bem a certeza... Ainda falta muito tempo para chegar lá. O nome da minha instituição vai ser IASV (Instituição para acolher seres vivos), é estranho, mas ao longo do tempo de certeza que vai mudar. Espero que seja conhecida mundialmente. E gostava muito de ser médica, porque gosto de ajudar e também gosto de coisas complicadas e difíceis.
Maria Antunes Lemos, 6° C

Quando eu crescer quero ser ilustradora, porque adoro desenhar e gosto de ler livros com aqueles desenhos só com traços.Para mim ser ilustradora é ajudar a contar uma história só com desenhos. Visto do ponto profissional, ser ilustradora é ser uma artista como todas as outras, mas ser especializada em aprimorar os conceitos de redação, dando uma representação visual do texto ou da ideia que ele quer passar.  A ilustração é uma profissão do setor terciário.Eu gostava de ter esta profissão, mas sei que para o conseguir vou ter de me esforçar muito e de seguir a carreira de desenho ou de artes.
Rita, 6ºA

A profissão que gostava de ter no futuro é ser médico, pois assim podia ajudar as pessoas, e olhar para os pacientes além da doença, entender cada aflição, procurar responder a todas as dúvidas de forma clara e nos momentos mais difíceis dar-lhes o apoio que precisam. A profissão consiste em curar, receitar, tratar e operar quando for o caso. É uma profissão muito dura e penso que deveriam ser muito bem pagos, porque muitas vezes fazem muitas horas.Esta profissão está ligada ao setor da saúde, por isso é que eu gostaria de ser medico para ajudar as pessoas e dar-lhes carinho, porque muitas vezes os velhinhos são abandonados ou não têm família nos hospitais e não têm para onde irem. Ser médico é uma profissão dura!
Rodrigo Marques, 6ºC

Quando for grande quero ser geólogo, porque gosto de explorar diferentes coisas. A Geologia é a ciência que estuda as mudanças ocorridas no nosso planeta. Estuda a estrutura, a constituição e a história da crosta terrestre. O geólogo pode, por exemplo, estudar métodos para obtenção de riquezas minerais em determinados locais, fazer avaliações do meio ambiente com o intuito de auxiliar na prevenção de terremotos, inundações e erosões ou ainda atuar na prospeção de gás natural e de petróleo. Uma das principais funções dos geólogos é fazer a análise de fósseis e minerais, além de estudar a topografia dos terrenos, com o objetivo de encontrar sinais de outras civilizações que ali viveram. Ele deve acompanhar e localizar explorações de jazidas de minério. Uma das atuações mais importantes do geólogo é em grandes obras de infraestruturas, como linhas de metro, hidrelétricas, barragens, viadutos, pontes e túneis. A sua função é analisar o solo e as rochas, elaborando um estudo de impacto ambiental sobre a viabilidade desses projetos. Esta profissão pertence ao setor terciário.
Santiago Martins

Na nossa vida todos temos um sonho e hoje vou contar o meu, o meu sonho seria ser designer. Para mim, designer e simplesmente fantástico, porque temos possibilidade de exprimir as nossas ideias mais divergentes e mais malucas que nunca foram imaginadas. Tanto a cor como o tecido e os sapatos são feitos com imaginação e criatividade, tudo o que é pensado pelo designer vem do coração e não de normas que sempre foram estabelecidas na moda. Muitas vezes penso “E se não funcionar o que eu vou ser?”, mas na vida não há limites e os nossos receios são a maior força de sempre. Eu espero que um dia a minha coleção de roupa passe nas coberturas de revistas.E espero um dia pensar “Um dia sonhei, acabei e completei o que eu queria e os meus medos fugiram, sumiram…”. Espero um dia brilhar como as estrelas.
Vitória Amorim, 6º C

Comentários