5ºD: Poções Mágicas





Na sequência do seu encontro com a escritora Eva Machado, os alunos dos 5.ºD — e os colegas do 5ºA (ver outra mensagem) —, nas aulas da professora Ana Paula Ribeiro, elaboraram algumas poções mágicas, com diferentes efeitos, realizando ainda sugestivas ilustrações a propósito.


Poção mágica para ter boas notas

Ingredientes: Trabalhos, concentração, atenção, cadernos e canetas.

Modo de preparação: Juntamos num recipiente os trabalhos, a concentração, um pouco de atenção, as canetas e os cadernos. Colocamos todos os ingredientes num frasco.

Modo de utilização: Pegar no frasco e beber um pouco todos os dias.

Inês


Poção mágica da sorte

Ingredientes: Um trevo, uma perna de sapo, uma asa de morcego e um pouco de cabelo de bruxa.

Modo de preparação: Primeiro, pôr o trevo num recipiente com água. Depois, acrescentar a perna de sapo, a asa de morcego e, por fim, o cabelo de bruxa. Misturar tudo e colocar numa garrafa.

Modo de utilização: pegar na garrafa com a mistura e beber tudo de uma só vez.

Íris




Poção de poderes mágicos

Ingredientes: Músculos de gorila, fogo de dragão, água do Ártico, gelo da Antártida, água da nascente, pedra de uma gruta bem profunda, cuspe de cobra, língua de sapo, pelo de urso, asas de mosca.

Modo de preparação: Em primeiro lugar, juntar o cuspe de cobra à língua de sapo. De seguida, acrescentar o pelo de urso e a pedra de uma gruta. Depois, mexe-se muito bem, acrescentam-se as asas de mosca e a água da nascente, mistura-se. Depois de misturar bem, tem que se dividir a massa, caso contrário pode explodir. Entretanto, junta-se músculo de gorila, fogo de dragão e água do Ártico, e continua-se a misturar tudo muito bem, envolvendo depois, rapidamente, em gelo e água da nascente para impedir a explosão.

Tem que ser posta no braço com um spray, para evitar efeitos secundários.

Jorge


Poção ganha-tudo

Ingredientes: 5 trevos de 4 folhas; 500 gr. de ferrugem de ferradura; 1 pata de coelho; 200 gr. de crina de unicórnio; 100 gr de cabelo de duende; 200 ml de água de pântano.

Preparação: Colocar os trevos dentro do caldeirão junto com a água de pântano. Ir mexendo e deitando a ferrugem ao mesmo tempo. Deixar a pata de coelho cair na poção e colocar a crina de unicórnio e o cabelo de duende. Mexer bem. Coar o cabelo de duende e a crina de unicórnio e está pronto a beber.

Atenção: beber apenas 10 ml, pois o consumo excessivo pode dar azar!!!

Leonardo





Poção para fazer levitar

10 ml= 30 min. de levitação

Ingredientes: 2 penas de Fênix; 1 pitada de excremento de hipogrifo; 4 asas de mosca cristalizadas; 1 nugget de galinha; pelo de lobisomem q.b.; raspa de uma pata de galinha; cauda de um dragão bebé.

Modo de preparação: Triturar as penas de Fênix e pôr no caldeirão a ferver. Pôr uma pitada de excremento de hipogrifo. Acrescentar todos os outros ingredientes cantarolando baixinho, à exceção do pelo de lobisomem que irá ser acrescentado no final, para colorir a poção de roxo.

ATENÇÃO: Esta poção não deve ser digerida juntamente com outros alimentos.

Joana


Poção “Cura”

Ingredientes: Salsa; água fria; 3 escamas de dragão; alecrim; 5 unhas de elefante; 1 escama de jacaré.

Preparação: Primeiro, pegue no caldeirão e deite a água. Depois, acrescente a salsa e o alecrim; mexa e deixe cozinhar durante uma hora. A seguir, deite as escamas de dragão e de jacaré e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Depois, coloque as unhas de elefante, mexa e coza por 2h .

Aplique na ferida e deixe atuar por 30 minutos.

Hélder


Poção mágica “Cura-Cura”

Ingredientes: Pele do Miguel: rim do Xavier; máscara do Lucas; cabelo do Francisco; olhos da Margarida; nariz da Juliette; pulmões das gémeas Pires; orelhas do Jorge; óculos do Diogo; sapatos do Leonardo; unhas da Mel; fígado do Gabriel; mão da Marina; estômago das gémeas Cunha.

Preparação: Colocam-se todos os ingredientes no caldeirão e mexe-se tudo, com fogo lento, durante 30 minutos. Após a poção estar consistente e líquida, deixa-se repousar até ficar fria, depois coloca-se num frasco com pulverizador e já se encontra pronta a usar.

Gonçalo


Poção para a concentração

Ingredientes: Giseng; biloba; água.

Modo de preparação: Moem-se o giseng e a biloba. Depois junta-se água e fica uma espécie de chá, ou pode ser prensado para ficar um comprimido.

Diogo



 
Poção mágica para sonhadores

Para a poção é necessário:1 diamante; 1 unha de dragão; 2 dentes de tigre dente-de-sabre;1 pena de dodó; cuspe de esqueleto.

Preparação: Pegamos na unha de dragão e espetamo-la no diamante, depois metemo-la no caldeirão. De seguida, pegamos na pena de dodó, embrulhamos nela os dentes do tigre dente-de-sabre e colocamos dentro do caldeirão. Para finalizar, aromatizamos com cuspe de esqueleto, deixando misturar tudo mais 30 segundos.

Como aplicar: Para aplicar, teremos primeiro de concretizar um sonho sem beber a poção e, de seguida, a poção deve ser bebida.

Miguel


Poção Cura-Tudo

Ingredientes: Pele de cobra; olhos de esqueletos; uma pedra de sal; pele de urso; asas de mosca; pelo de bruxa; unhas raspadas; bananas.

Preparação: Primeiro, pega-se numa panela grande. Depois, mete-se ao lume com todos os ingredientes. De seguida, acrescenta-se um copo de água fria e deixa-se a cozer cerca de 30 minutos. Quando estiver pronto, bebe-se. E fica-se curado.

Lucas


Felix Felicis (poção da sorte)

Ingredientes: Água da nascente; extrato de baunilha ou chocolate; lágrimas de fénix; 1 pedra da ressuscitação; salvia, stevia ou hortelã; escamas de dragão; teste com a melhor nota.

Material necessário: uma varinha mágica.

Modo de preparação: Encher o caldeirão com água da nascente e misturar o extrato de baunilha ou chocolate, a pedra da ressuscitação, o teste com a melhor nota e as escamas de dragão. Acrescentar as lágrimas de fénix e deixar secar durante 3 meses. Depois de secar, mexer com a varinha até ficar transparente.

Como tomar: Colocar o líquido num frasco de vidro e tomar apenas um golo, porque pode ter efeitos secundários.

Filipa


Poção da sorte

Ingredientes: Uma unha de gato; um cabelo de bruxa; um trevo de quatro folhas; água; cuspe de ovelha.

Modo de preparação: Encher um pote com água morna. Esmagar o trevo. Colocar o cabelo da bruxa e a unha de gato no pote e, por fim, o cuspe de ovelha. Depois, guarda-se num frasco. Quando necessário, coloca-se na pele mas, atenção, não colocar muito, caso contrário acontecerá uma coisa má à sua pele.

Marina



Poção mágica

Ingredientes: Rabo de unicórnio, amor, unhas e dentes.

Modo de preparação: Misturar as unhas e os dentes no caldeirão e mexer bem. De seguida, acrescentar o amor e o rabo de unicórnio, continuando a mexer. Pôr no forno por 18 minutos.

AVISO: Comer ou beber em excesso pode fazer mal!

Mel


Comentários