6ºC: Conheço um Escritor... Álvaro Magalhães


No dia 20 de Janeiro, uma quinta-feira, nós, ou seja, o Duarte, o Gabriel e a Lígia, fomos ao Porto. Devem estar intrigados, mas vamos já esclarecer tudo: a nossa turma participou num concurso organizado pela revista Visão Júnior, pelo Plano Nacional de Leitura e pela Rede de Bibliotecas Escolares, através do envio de perguntas ao escritor do mês de Janeiro – Álvaro Magalhães. Foi assim que fomos seleccionados para entrevistar o famoso escritor.Logo de manhã, pelas dez horas, saímos de Caminha, de comboio, com a nossa professora de Português, Ana Paula Ribeiro. Divertimo-nos imenso durante a viagem, a ler, a conversar, a jogar, para nos distrairmos da ansiedade que sentíamos, uma vez que não é todos os dias que temos encontro marcado com tão brilhante autor.Chegados ao Porto, fomos recebidos pelas repórteres da revista Visão, Florbela Alves e Lucília Monteiro, que foram super simpáticas connosco, para além de nos terem filmado e fotografado, logo na plataforma da estação de Campanhã.Num abrir e fechar de olhos, entrámos em casa do nosso escritor, que nos recebeu acompanhado do Lucas e da Pandora, os seus gatos de estimação. Álvaro Magalhães mostrou-nos os espaços em que costuma escrever e foi num deles, uma grande sala cheia de livros, que respondeu, com humor, às nossas questões. O nosso entrevistado é uma pessoa muito interessante e imaginativa, cheia de histórias para contar – como ele nos disse “se um gato estiver deitado no tapete, não há história. Mas se o gato estiver deitado no tapete do cão, aí pode começar uma grande história”.Antes de nos despedirmos, ofereceu-nos vários livros para a Biblioteca da nossa escola e não se esqueceu de os autografar – muito obrigado Álvaro Magalhães, por este dia tão emocionante. Por último, agradecemos também à revista Visão Júnior, que nos proporcionou esta experiência genióptima!

(Nota – leram bem, GENIÓPTIMA, uma palavra “mala” que aprendamos a construir com o Álvaro Magalhães. GENIÓPTIMA=genial+óptima)

Duarte Lopes, Gabriel Sousa e Lígia Gonçalves,6ºC

Comentários

  1. Parabéns!Estão fantásticos! Deve ter sido uma experiência muito enriquecedora. Não há mais fotografias?

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos!

    Parabéns pelo texto e pela forma generosa como relatam cada minuto da desta experiência. Dá para sentir a vossa emoção e ficar emocionada também.
    E é graças a autores como o Álvaro Magalhães que a escrita ganha vida e magia.
    É através destes feed-backs que relembro como é bom trabalhar com e para vocês. Obrigada por serem como são e por gostarem tanto de nós!

    Um forte abraço,

    Rita Xarepe
    Editora da revista VISÃO Júnior

    ResponderEliminar

Enviar um comentário