6ºB: O meu país, Portugal

Desafiados pela professora Benvinda Madeira a escreverem sobre Portugal, alguns alunos do 6º B assim o fizeram. Eis os seus textos:

Considero que o meu país é muito bonito, devido à variedade de paisagens que tem. Por exemplo, aqui no nosso Concelho de Caminha, num só dia, conseguimos ir da praia para o campo, do rio para a montanha. O mesmo acontece pelo nosso país fora, tem praias lindíssimas, Serras e Montanhas, campos a perder a vista, cidades lindas, aldeias antigas, uma cultura muito própria, a gastronomia, o fado e a forma amável como recebemos os estrangeiros. Penso que temos qualidade de vida no nosso país, pois não temos cá guerra, há segurança, podemos passear pelas ruas (à exceção deste período que estamos a passar da pandemia do Covid 19), as pessoas vão ao café, as crianças ao parque, temos boa comida, bons restaurantes (alguns com estrela Michelin) e muitas desportos para praticar (Surf, windsurf, ski aquático, rafting, canoagem, paddle, geocaching, boas caminhadas nas eco vias, etc. Muitos estrangeiros vêm para cá viver porque, para além de se viver bem, o custo de vida é baixo comparando com outros países. Podemos concluir, que Portugal é um país bom de se viver, apesar dos salários serem baixos em comparação com outros países da Europa, poderíamos ter ainda mais qualidade de vida, mas mesmo assim vivemos com tranquilidade e em paz.

Enzo Gil Fernandes

Portugal fica na Europa, de um lado tem o oceano atlântico e do outro Espanha. A língua do país é português. Este país já esteve em ditadura, que acabou com uma revolução dos militares e do povo que venceram a ditadura sem matar uma única pessoa. O líder dessa ditadura era Salazar que morreu por cair de uma cadeira. A comida é um dos fortes de Portugal pois, nas casas das pessoas e nos restaurantes, é servida em grande quantidade e é muito boa, principalmente no norte do país. Portugal é o meu país, é muito bonito e numa das suas praias tem o recorde das maiores ondas da Europa (na praia da Nazaré). Portugal é um dos países mais antigos da europa, tem as mesmas fronteiras há mais de 800 anos. O que eu gosto mais do meu país é a calma, pois não se vendem armas de fogo e não há desastres naturais, por isso é o melhor país do mundo.

João Pedro Neiva

Portugal é um país que fica situado no Península Ibérica, que confronta com Espanha, que é o outro país que pertence à Península Ibérica. Nós temos cerca de dez milhões de pessoas, uma grande costa marítima e muito boas praias. As que mais são faladas no mundo são as praias na zona Sul. Portugal tem também dois arquipélagos, a Madeira e os Açores. Somos também rodeados pelo Oceânio Atlântico e o Mar mediterrânico. Portugal tem três rios grandes que eu conheço, o Tejo, o Guadiana e o Douro, sei que existem mais, mas estes são os maiores que conheço em Portugal. Portugal tem também uma serra muito conhecida, a Serra da Estrela onde muita gente vai na altura do Inverno para poderem brincar com a neve.

Martim Filipe da Rocha Monteiro

Comentários