5ºA: Palavras Amigas para Álvaro Magalhães


Antecipando a próxima visita do escritor Álvaro Magalhães ao nosso agrupamento — por ocasião da IV Festa do Livro de Caminha, de 17 a 22 de abril —, os alunos do 5ºA, sob a orientação da professora Ana Paula Ribeiro, fizeram um exercício de escrita... à maneira do escritor portuense. Ora leiam:



A palavra mistério leva-me numa aventura emocionante.

A palavra sonho faz-me voar até às nuvens.

A palavra mochila leva os meus livros e acompanha-me na escola.

A palavra calculadora faz-me as contas.

A palavra vento sopra nos meus cabelos.

A palavra amor faz-me gostar de alguém.

A palavra sol aquece-me nos dias mais frios de inverno.

A palavra constipação põe-me doente.

A palavra amigo brinca, joga e ri comigo.

A palavra “palavra” criou este poema.

Inês Machado



A palavra livro ensina-nos a ler e a escrever,

A palavra cão faz-me companhia,

A palavra sombra é engraçada e brinca connosco,

A palavra mar é azul e a palavra gelado refresca-nos no verão,

A palavra casa abriga-nos do temporal e acolhe-nos,

Brincar com as palavras deixa-nos felizes,

com vontade de repetir aventuras.

Maria Pereira



A palavra chapéu de chuva protege-me no inverno.

A palavra sol aquece-me no verão.

Ouve-se a palavra coração.

A palavra prancha surfa no mar.

A palavra pão é deliciosa.

A palavra casa acolhe-me.

Julieta



A palavra lareira aquece-me

A palavra gelado esfria-me

A palavra escola põe-me a estudar

A palavra livro faz-me ler

A palavra dança põe-me a dançar

A palavra pão tira-me a fome.

Inês Carrêlo



A palavra livro diverte-me

A palavra lápis faz-me ser mais divertido

A palavra infância é muito criativa

A palavra mistério ainda não foi descoberta

A palavra falar é muito tagarela

A palavra manta aquece-me.

Guilherme Castro



A palavra lareira deixa-me quentinha.

A palavra dança vive sempre comigo.

A palavra livro ajuda-me nos testes.

A palavra mar ajuda-me a pensar.

A palavra sombra é linda como eu.

A palavra sol deixa-me com calor.

Maria Paço



A palavra borracha apaga tudo,

A palavra cozinheiro faz-me o almoço,

A palavra lareira aquece-me,

A palavra casa dá-me abrigo.

Vicente



A palavra manual está cheia de trabalhos

A palavra mar brinca em cima da prancha

A palavra lareira aquece o coração

A palavra sol ilumina-nos

A palavra cão faz-nos companhia

Quando andamos de bicicleta com a palavra pedalar.

Francisco Barreto



A palavra jardim é muito colorida e alegre

A palavra criança é muito pensativa

A palavra família dá-nos muito amor

A palavra amigo ajuda-nos em tudo

A palavra livro dá-nos muita sabedoria

A palavra tristeza magoa.

Cármen


Comentários