11ºD: Exposição Livro de Artista 1



Correspondendo (também) a um desafio da Biblioteca Escolar, que decorre (em parte) do workshop com André Letria realizado em Abril, os professores e alunos do Curso de Artes Visuais da EB 2,3/S de Caminha vão desenvolver ao longo do ano letivo nas suas aulas uma série de trabalhos subordinados ao conceito Livro de Artista. O primeiro resultado desse projeto está desde hoje exposto na BE e foi concretizado pelo 11ºD sob a orientação da professora Maria João Castro, a autora do texto de apresentação que se segue:

A presente exposição é o resultado de uma proposta de trabalho lançada aos alunos do 11º ano, turma “D”, do curso de Artes Visuais, proposta essa que consistiu, numa primeira fase, na produção de padrões ambíguos obtidos a partir de pingos de tinta sobre papel molhado e numa segunda fase, partindo dos exercícios anteriores, selecionar um ou mais fragmentos e, obedecendo a uma sequência, não necessariamente narrativa, construir um livro-concertina. A este tipo de objecto-livro, também se pode definir como livro de artista, pois, fugindo ao conceito tradicional de livro, “o livro de artista serve-se do conceito de livro, para suporte de técnicas artísticas. Um livro de artista não é um livro sobre artistas ou sobre arte, mas um objecto artístico, embora com uma forte ligação à escrita ou, quando muito, ligado ao modo de Ler”.
Professora Maria João Castro

O bonito e sugestivo cartaz que ajudará a divulgar o projeto na escola e fora dela é, como sempre, da responsabilidade do professor Fernando Borlido, membro da equipa da BE.

Comentários