5º B: "O Tesouro" de Manuel António Pina


A propósito das comemorações do 25 de Abril, os alunos do 5º B leram "O Tesouro", de Manuel António Pina (1943-2012), proposto pela professora de Português, Carla Alves. Eis os comentários que recebemos dos alunos desta turma.


O país da tristeza era um país com muita violência. Esse país vivia antes do 25 de Abril e havia polícia (PIDE) que andava a escutar as conversas para ver se falavam mal de alguém. Se falassem mal eram logo castigados, porque naquela altura era tudo muito injusto. No país da tristeza, quando saiam à rua estavam sempre a olhar para os lados para verem se estavam e ser perseguidos por alguém para verem onde iam, o que iam fazer, e o que iam falar com as pessoas com quem iam ter. E assim as pessoas não podiam ter a sua liberdade… Até que um dia os exércitos reuniram-se nos seus postos e decidiram que iam acabar com a tortura e os exércitos e as pessoas saíram todos para a rua. As pessoas que estavam na guerra voltaram e todos ficaram muito felizes. Em suma, devemos respeitar a liberdade de todos e guardar a nossa no coração. Ou melhor trancá-la no coração e deitar a chave para bem longe.
Carlos Araújo

Este livro é inspirador! A parte que eu mais gostei foi o final, quando os soldados se juntam nos quartéis e pegam as suas armas para arrancarem o tesouro dos ladrões e toda a gente saiu entusiasmada para a rua e todos foram com os soldados dizendo “Viva a liberdade”! Tudo se encheu de bandeiras e de cravos. Os soldados colocaram um cravo em cada espingarda, as pessoas que tinham sido expulsas regressaram, as portas das cadeias abriram-se, os presos voltaram a casa e os jovens vieram das guerras. Este dia é importante para todos os portugueses!
Beatriz Veiga

A minha opinião sobre o texto é que é muito interessante, porque fala sobre uma data muito especial que é o 25 de Abril 1974. O DIA DA LIBERDADE!
Diana Cacais

Na minha opinião, as pessoas tristes eram as pessoas que sofriam mais, porque elas não tinham liberdade e eram vigiadas pela polícia. As pessoas deviam ter a sua liberdade e não ser controladas por cada passo que davam, por cada palavra que diziam e cada coisa que faziam.
Lara Ferreira

Eu gostei de ler o livro «O Tesouro» de Manuel António Pina. Fala sobre a história de Portugal no tempo dos meus avós. Viviam tristes, porque não eram livres. Aquilo que nós hoje achamos normal, porque já nascemos em Democracia, portanto, não temos outra experiência, para eles faz toda a diferença. Eles, sim, podem comparar o que não tinham e o que passaram a ter depois do 25 de Abril de 1974. Esta obra faz referência ao tempo anterior a 25 de Abril.
Marcos Monraia

Este livro aborda a época da ditadura e permite-nos compreender como era a vida antigamente, porém tudo é explicado através de uma história que aconteceu há muitos anos atrás. Com a leitura desta obra fiquei a conhecer melhor os problemas das pessoas. Em suma, esta história fala também do 25 de Abril e faz nos perceber como era a ditadura.
Mariana Rodrigues

Acho o texto fácil de ler, compreensível e interessante porque fala de um dia que ficou marcado na história. Gostei de como o escritor abordou o 25 de Abril e na minha opinião é melhor explicar este tema dessa maneira. Também gostei do facto do escritor ter trocado a palavra liberdade por tesouro.
Pedro Fernandes


Na minha opinião, o livro é bastante interessante, porque no 25 de Abril começamos uma nova “jornada”. Antes, nós não éramos livres. A liberdade é um tesouro que nos roubaram e nós agora temos que o preservar bem. Gostei muito da história, porque sem a liberdade a vida não é uma vida, por isso o 25 de Abril é uma data muito importante.
Luana Vieitas

Gostei bastante da obra “O Tesouro” de Manuel António Pina, porque nós temos um tesouro maior do que todos os outros: a liberdade! É nela que começa e acaba uma vida. A liberdade é uma vida, pois com ela conhecemos pessoas, vemos quem amamos e somos livres. Por tudo isto, o 25 de Abril é uma data muito importante.
Mariana Verde

Comentários