6º ano: "Amanhã", de Solveig Nordlund

A propósito das comemorações do 25 de Abril, e incentivados pela sua professora Ana Paula Ribeiro, os alunos das turmas do 6º ano, viram a curta-metragem de Solveig Nordlund "Amanhã". Trazemos aqui os comentários que nos chegaram do 6º A, 6º B e 6º C.

Gostei do filme, já que ele tem um desenrolar da história que nunca tinha visto antes, mostra a visão de uma criança que viveu o 25 de abril de 1974 sem saber. Acho que é importante que seja mostrada a realidade da vida de muitas crianças. Considero que foi interessante que no final tenha aparecido o personagem já adulto a fazer uma pequena reflexão do que aconteceu naquele dia.

Rita Miranda, 6.º A

O menino dava muito para estar com a mãe e o pai e estudar muito porque eu acho que ele também gosta de estudar muito, mas pelo visto ele cresceu sem a mãe e sem o pai, mas sim à beira de um cachorro e no princípio ele só queria o bem para a sua mãe, mas a mãe não quis ter com pai dele então menino fugiu de casa e cresceu sem os pais.

Leandro, 6.º C

Eu achei piada ao filme pelo facto de o menino ter pensado que aquela multidão de gente andava à procura dele porque a mãe dele pediu que o procurassem.
Martim Gonçalves de Jesus, 6º B


Este filme mostra a inocência das crianças. Nuno um rapaz de 9 anos, no dia 24 de abril foge de casa porque estava farto das discussões da mãe e do padrasto e decide viver com o pai, mas não sabe onde ele mora. Por isso, para fugir da polícia, esconde-se num grande edifício que estava a ser abandonado à pressa. Este era o edifício da Direção-Geral de Segurança (PIDE) mas Nuno não sabia. Lá encontra um cão com quem passa a noite, de manhã houve gritos e pensa que a sua mãe juntou aquelas pessoas todas só para o procurar. Nuno acreditava que a sua mãe fez a revolução só para o encontrar. Este filme mostra como era a vida antes do 25 de abril as pessoas não tinham conhecimento do que se passava, nem liberdade para fazer o que queriam. Achei triste o menino ter abandonado o cão, mas gostei do filme para ajuda a perceber um bocado da história do 25 de abril.
Santiago Martins, 6º A


O filme “Amanhã” de Solveig Nordlund apresenta os acontecimentos durante o dia 25 de Abril de 1974 através olhar de uma criança de 9 anos. Na primeira parte, a personagem principal (menino de 9 anos) queixa-se que a mãe e o padrasto fazem muito barrulho em casa, o que não o faz feliz, por isso tem saudades de seu pai e resolve, como ele refere mais à frente, “pirar-se de casa”. O rapaz sai com uma sandes embrulhada num pano e com a sua pequena pasta com alguns bens essenciais. Logo depois, refugia-se no quartel da PIDE, desconhecendo onde verdadeiramente estava. Passa lá a noite com um cão que de certa forma o acarinhou e lhe deu conforto.
Quando acordou, estava instaurada a revolução dos cravos no nosso país, a qual o menino inocentemente pensou que havia sido causada pela sua mãe para o encontrar. A meu ver, o momento mais belo deste filme dá-se quando o rapaz encontra o cão no quartel da PIDE e se tornam rapidamente “cúmplices”. Porém é igualmente enternecedora a interpretação do rapaz ao pensar que quem tinha movimentado o país tinha sido a sua mãe. Recomendo que vejam o filme, pois mostra como era a vida de uma criança na época do 25 de Abril, mais precisamente a tristeza de ter de abandonar a casa, porque não se sentia bem com o padrasto e preferia o seu pai. Além disso, podemos ver imagens verídicas de alguns momentos da revolução da liberdade.

Salvador Cruz, 6.º A



Renato Faria, 6.º A

Comentários