6º A: "O Tesouro", de Manuel António Pina

A propósito das comemorações do 25 de Abril, os alunos do 6º A leram "O Tesouro", de Manuel António Pina (1943-2012), proposto pela professora de Português, Ana Paula Ribeiro. Eis os comentários dos alunos da turma.



Apresento a minha opinião em relação à obra “O Tesouro” de Manuel António Pina, que me permitiu refletir em relação ao tema do 25 de Abril de 1974, quando o nosso país alcançou a liberdade, superando uma ditadura muito longa.
A meu ver, o livro trata essa época da história de um modo especial, pois fala de um tempo em que muitos portugueses sofriam com o regime ditatorial imposto por Salazar, que retirou o maior tesouro da população deste país. O tesouro era a liberdade, que Portugal não possuía sendo por isso denominado País das Pessoas Tristes. Este país era o nosso! Algumas pessoas originárias de países onde a liberdade era tão natural como respirar o ar puro, e por isso felizes, tinham dificuldade em compreender o que aqui se passava.
Esta obra tem uma mensagem dirigida a todos os jovens leitores, aos quais cabe não perderem o tesouro que tanto custou a conquistar.
Salvador



Na minha opinião, o texto é bastante sentimental e também interessante por falar no nosso país,  antes de nós sermos nascidos, ainda no tempo em que os nossos pais eram crianças.
A lição que eu aprendi com este livro é que a liberdade é mesmo um tesouro incrível que não podemos deixar que nos o roubem. É por isso que as pessoas que chegavam a Portugal ou, como lhe chamavam, ao País das Pessoas Tristes, quando lhe contavam a nossa história, depois eles próprios também ficavam tristes.
Para mim, o final do texto é o mais importante, por terem “encontrado o tesouro”(a liberdade).
Alexandra


Na minha opinião, e pelo que sei sobre essa época de ditadura, acho que o texto retrata bem a situação vivida, assim como a mente das pessoas, as suas hesitações, medos e etc.
Também acho que transmite a importância de darmos valor às mais pequenas regalias que temos, como por exemplo a liberdade que é, no caso, o privilégio a que se refere o escritor. No entanto, acho que está exagerado o facto de as pessoas desabafarem com os estrangeiros, não é por serem de países diferentes, mas sim, porque devido à situação que eles estavam a viver não se sabia se não era a Polícia Política. Por isso é que penso que seria exagerado. Mas não sei se o autor estava a escrever tudo como realmente se tinha passado.
Para concluir, aconselho este livro, pois é um livro que ensina uma boa lição de vida além de mostrar o que a população portuguesa sentia na época da ditadura de Salazar.
Beatriz


Na minha opinião, o livro “O Tesouro” de Manuel António Pina é uma obra importantes, que todos os cidadãos portugueses deveriam ter oportunidade de ler, pois fala de uma data muito importante para Portugal.
Eu gostei muito da história, porque é bastante realista, e eu não me imaginava a viver num tempo assim, pois como o escritor diz, hoje em dia a liberdade é uma coisa normal para todos, a que já ninguém dá importância.
Gostei da maneira como o escritor descreveu a liberdade como “o tesouro” pois é um verdadeiro tesouro.
Ainda bem que ainda alguém que dá importância a isto, pois nunca se deve esquecer uma data como esta.
Gostei muito da história e “Viva a Liberdade”.
Daniel


Na minha opinião, o livro “ O Tesouro” do autor Manuel António Pina, é um resumo do que se passou no 25 de Abril de 1974, um marco na nossa história portuguesa.
Gostei do livro, porque me fez dar valor à minha vida, pois nem todos têm liberdade. Peço-
-vos que leiam este livro, e também vos apelo para pensarem e darem valor a essa liberdade, que é um tesouro muito maior do que qualquer outro que alguma vez  venha a existir, o Tesouro da liberdade.
Gonçalo


Foi no âmbito da disciplina de Português que fui convidado a ler o livro “O tesouro” de Manuel António Pina.
Esta história baseia-se no facto de há muitos anos as pessoas que viviam em Portugal serem pessoas tristes, desanimadas, presas dentro do seu próprio país. Eram pessoas infelizes porque não tinham liberdade.
Durante muitos anos sentiam falta de ver os filmes, ouvir as músicas e ler os livros que queriam. Coisas simples que não podiam fazer porque eram censuradas ou eram presas pelos polícias que as castigavam e chegavam até mesmo a matar.
Apesar da grande tristeza vivida ao longo de vários anos, um certo dia, os capitães do exército juntaram-se e fizeram uma revolução, a revolução dos cravos. Foi esta revolução que devolveu o tesouro a todos os portugueses, a liberdade.
Esta história alerta-nos para darmos mais valor à nossa liberdade, porque esta é um dos tesouros mais valiosos que temos atualmente, mesmo não nos apercebendo disso.
Na minha opinião, através deste livro é possível aprender algumas coisas sobre o modo de vida antes da revolução do 25 de Abril, a tristeza das pessoas, a ânsia pela liberdade, entre muitas outras coisas.
Do meu ponto de vista, penso que é uma história que nos ensina a valorizar a nossa vida, e a respeitar e  a dar valor às pequenas coisas que temos porque, muitas das vezes, as coisas de menor valor são as mais importantes.
Guilherme Fernandes


Na minha opinião, este texto é adequado a qualquer pessoa, porque é uma história interessante para todas as idades.
Em conclusão, recomendo este livro a 100 por cento, até porque é uma história que fala sobre a Revolução dos Cravos,  que comemorámos ainda recentemente.
Íris


Esta obra fez-me pensar o quanto sou sortuda por ter nascido no século XXI, pois não queria ter vivido numa época em que as pessoas não tinham liberdade para fazer nada.
E fez-me também refletir que algo tão simples como a liberdade pode mudar totalmente a vida das pessoas.
Marta

Na minha opinião , o texto explica muito bem o que se estava a viver naquela altura, pois o governo era muito rígido com regras que nem existiam em outros países, como por exemplo, as mulheres não poderem andar de calças e meninos e meninas estarem separados por um parede nas escolas.
Foi por isso tudo que as pessoas apoiaram a revolta dos capitães e fizeram a revolução de 25 de abril de 1974.
Renato

Na minha opinião, o livro é interessante.
Uma coisa de que eu gosto muito neste livro é que mostra o valor da liberdade aos mais pequenos, de uma maneira que eles percebem, e também lhes apresenta o 25 de abril de 1974, que para mim é uma data essencial na história de Portugal. Acho que é muito importante que todos entendam o que aconteceu, já que o que aconteceu uma vez pode acontecer duas ou três e é bom que todos estejam conscientes de como era e porque aconteceu, para que possamos impedir que volte a acontecer. Recomendo muito.
Rita

Eu gostei muito desta obra porque fala sobre o 25 de abril e sobre a reconquista da liberdade pelo povo português.
Esta obra começa por nos contar como os portugueses viviam no tempo da ditadura, tristes, com medo e assustados, pois havia polícias por todo lado e não eram policias dos bons, dos que prendiam os ladrões, eram os que vigiavam as pessoas para ouvir o que falavam e até abriam as suas cartas para conhecerem os seus  pensamentos. Nesse tempo, quando alguém de outro pais vinha a Portugal via que todos estavam tristes mas não compreendiam porquê. Depois de as pessoas explicarem, sempre com medo de serem ouvidas pela polícia (PIDE), os estrangeiros sugeriam que escolhessem outros governantes, mas as pessoas diziam que esses não eram escolhidos por elas, não sabendo quem os escolhia. Então eles próprios ficavam com medo, quando saiam das casas dos seus amigos.
Esta obra refere também de que todos os portugueses se uniram para voltar a ter a liberdade, o seu tesouro. Isso aconteceu no dia 25 de abril de 1974, em que os militares todos saem à rua, mas não para lutar, nas armas tinham cravos vermelhos, as mães e os filhos também vieram para a rua e à janela colocaram-se bandeiras e cravos vermelhos.
Na minha opinião, o autor consegue explicar o que foi o 25 de abril de forma simples e clara. Também ajuda os mais novos, como eu, a perceber bem a importância da nossa liberdade.
Santiago

Comentários