6º A e 6º C: Animais e mais animais


Inspirando-se no título da obra de Doris Lessing, "Gatos e mais gatos", e num pequeno exemplo de um extrato deste livro, os alunos do 6.º A e 6º C foram desafiados pela professora Ana Paula Ribeiro a escreverem um pequeno texto descritivo (retrato) sobre um animal a que demos o nome de Animais e mais animais: retratos de animais domésticos, de animais exóticos e até de animais ficcionados. 


A arara
O animal que eu vou descrever é uma arara-azul-grande, que é uma linda ave de cor azul. Os olhos são pretos e tão brilhantes que parece que se vê esperança, e à volta deles existe um círculo amarelo. O bico é grande, curvo e cinzento, perto dele há uma pequena mancha amarela. As penas são azuis de várias nuances como o céu. As patas têm quatro garras, são cinzentas como o bico, e têm grandes e afiadas unhas. A parte de dentro das asas e da cauda é preta. O seu canto tem um som muito peculiar e estranho, que é um pouco desagradável. Ela é amigável, muito inteligente, animada, muito curiosa e, às vezes, mete-se em sarilhos por isso. Em jeito de conclusão, a arara-azul-grande é o animal mais incrível que conheço, mesmo que nunca tenha visto uma na minha vida, mas gostava de ter essa experiência.
Rita, 6.º A


O cavalo
O cavalo tem pelo de cor acastanhada e um aspeto forte e, ao mesmo tempo, frágil e nervoso. O focinho é magro e alongada, os olhos são escuros e as narinas arredondadas. O rabo é preto. Parece ser um animal bem--disposto e inteligente. É forte, grande, elegante e muito bonito.
Letícia, 6.º C


A naja cuspideira
O animal que vou descrever é a naja cuspideira. Em primeiro lugar, o aspeto físico mais característico das najas é o capuz, que se vê melhor quando a cobra sobressalta as costelas do pescoço, tornando a área próxima da cabeça maior e mais ampla, efeito que deixa as cobras ameaçadoras e impõe respeito aos inimigos. De seguida, referir que possuem pupilas circulares e escamas macias. As cores costumam diferir consoante as espécies, podendo ser vermelhas, amarelas, pretas, manchadas, listradas etc. Este tipo de cobra possui presas ocas fixadas no topo da mandíbula, na parte da frente da boca. O veneno da naja cuspideira, quando cuspido, pode atingir 2 m de comprimento e causará cegueira se atingir os olhos da vítima, mas se atingir a pele ou até mesmo a boca não causa nenhum problema. Em jeito de conclusão, a naja cuspideira é um dos animais mais perigosos do mundo e devemos ter sempre em consideração que as  najas cospem o veneno em movimento.
Santiago, 6.º A
 
MEGACHELON   

O MEGACHELON é gigante, tem mais de 500 metros. Por isso, é possível construir uma aldeia em cima dele. É todo preto, menos a sua enorme carapaça, que é castanha escura, muito suave ao toque. Tem quatro olhos, dois em cada lado, vermelhos como as pétalas de cravo. A sua boca tem mais de 10 metros, mas o seu nariz é muito pequeno, e não tem pelos em nenhuma parte do corpo. Ele é um ser aquático, mas detesta algas do mar. Dificilmente domado, não faz mal nem a uma mosca, e quando é preciso socorrer alguém da sua confiança, faz tudo para ajudar.
 Rodrigo, 6.º A 

O Bolinhas

O meu cão Bolinhas é de tamanho médio, tem pelo preto encaracolado e é muito meigo. O Bolinhos é barrigudo, tem olhos escuros e tristes, boca grande e as orelhas são felpudas e descaídas. É muito brincalhão, costuma saltar para cima de nós, e fica todo contente quando chegamos a casa: começa logo a abanar a cauda que parece um leque. O nosso cão é o animal mais incrível e bem-disposto que conheço e nós adoramo-lo!
Miguel, 6.º A


O gato “Tirone”

Algum tempo atrás, ou seja, alguns anos atrás, o meu avô e a minha avó acolheram um gato, ao qual demos (eu e a minha irmã) o nome de “Tirone”. Este é  um nome bastante tradicional de gatos da nossa família, pois o da minha bisavô também era “Tirone”. Agora, passando à descrição do gato, era gordo e pesado, e adorava sempre que o meu avô lhe pegava ao colo. Tinha olhos verdes, o que chamava a atenção de qualquer pessoa, e além disso tinha uma vontade enorme de comer, pois sempre esperava os restos da comida, quer ao almoço quer ao jantar. O nosso gato tinha a particularidade de ser bastante meigo, mas houve um dia em que me arranhou no braço. Certo dia, sentimos a falta do Tirone e descobrimos que tinha fugido da casa dos meus avós, fiquei um bocado triste, mas na esperança de que volte um dia.
Salvador, 6.ºA

Kiko

O animal que vou descrever é o meu cão, cujo nome é Kiko. Em primeiro lugar, gostaria de dizer que ele é resmungão como um crocodilo e chorão como uma criança pequena, por isso chamo-lhe “cãocrodilo”. O seu focinho é oval e magro e tem uns olhos vivos e brilhantes, umas lindas sobrancelhas louras e farfalhudas, uma boca fina, gulosa e pequena e uma língua rosada, espessa e pequenina. Os seus dentes estão meios podres, e são poucos por ser já velhinho. O seu pelo é longo e loiro, como o pelo de um peluche. Em jeito de conclusão, o meu cão é o animal mais incrível que eu conheço na minha aldeia.
Alexandra, 6.º A 

Marley
O meu gato chama-se Marley. Ele é um gato preto como a noite, tem olhos azuis cor do céu, pelo grosso como os troncos das árvores e patinhas de um anão, pois tem apenas dois meses. Tem um irmão que se chama Bob, e andam sempre à luta como “cão e gato” ou “gato e rato”. O passatempo favorito do Marley é dormir no colo de qualquer pessoa, seja conhecida ou desconhecida, não é nada tímido, ao contrário do irmão. O Marley é um gatinho muito esfomeado e, quando acorda, instala-se no meu quarto a miar para eu despertar e lhe fazer festinhas. 
Luna, 6.º C 


O meu cão!
O meu cão chama-se Xarrisco, é preto com algumas pintas brancas, no peito e nas patas. Ele é pequeno e adora brincar com crianças. O Xarrisco tem uns olhos castanhos, cintilantes como pedras preciosas. Tem um focinho pequeno, mas os dentes são afiados. Ele acha-se rebelde e está sempre a ladrar, mas não ladra só às pessoas, também ladra aos brinquedos. No fundo, é um bom cão, carinhoso e alegre, e estará sempre no meu coração.
Vitoria Amorim, 6.º C 

O meu gato

O meu gato é  muito fofinho desde pequeno mas, quando lhe vou fazer festinhas, arranha-me, porque só quer brincar! É um gato muito limpo, que utiliza um recipiente com areia para fazer as suas necessidades. O seu pelo é cinzento e os olhos são verdes. O meu gato já vive comigo há dois anos!
Vítor Miguel, 6.º A

A minha cachorrinha Pipa

Tenho duas cachorras e uma delas chama-se Pipa. Tem três anos e continua a ser uma pequerrucha. Ela é o resultado de uma mistura entre duas raças: Podengo Anão, da parte do pai, e Beagle, da parte da mãe, duas raças de cães de caça que não crescem muito. Pipa é pequena como uma caixa de sapatos, mas resistente a certas doenças como um verdadeiro e resistente leão. Tem o pelo macio e de cor castanho claro, como o mel, e patas e focinho pincelados de um branco neve, umas pequenas orelhinhas de peluche e uns olhos brilhantes como o Sol. Adora brincar e correr livremente pelo jardim da minha casa. Adoro quando vem para cima de mim brincar, embora, às vezes, seja um pouco brutinha, com os seus caninos de leão feroz. É boa a detetar, com o seu olfato apurado, pequenos rastejantes, e veloz como uma chita, a caçar pássaros pequeninos, que são um festim para ela.  Gosto muito da minha cachorrinha Pipa.  
Gonçalo, 6.º A  


O gato Riscas
O animal que vou descrever é o meu gato, o Riscas. Ele tem olhos verdes, é cinzento com riscas pretas e a barriga dele é às bolinhas pretas. O pelo é muito fofo e macio, e muito quentinho, e também é bem gordinho. Eu acho que os seus passatempos preferidos são comer, dormir e fugir lá para fora. É verdade, ele passa o tempo todo a tentar fugir, mas isso não dura muito tempo, pois vê que a minha gata, a Lili, não vai atrás dele. O Riscas também brinca, adora fazer asneiras, subir para móveis altos, de onde não consegue descer, deitar-se em caixas e em mochilas, juntar-se à Lili para andar a chatear, as sete e pouco da manhã, a pedir comida, e sempre em guerra, depois de a Lili lhe roubar a comida. Apesar de, às vezes, ser mauzinho e fazer asneiras, é bastante meigo, amigo e bastante educado. Ele é único e eu gosto muito dele. 
Mariana, 6.º C 

Ricky
Eu vou descrever o meu gato Ricky, que às vezes é um bocado arisco, mas também é fofinho, compreensivo e amável.  Na verdade, muitas vezes os gatos são mais compreensivos com os humanos do que nós com eles e compreendem-nos melhor do que nós a eles. Com frequência, aparece com “coisas” em casa e gosta muito de estar na natureza, à sombra de uma árvore, ou de um arbusto. Assim, como eu tenho um quintal, ele passa muito tempo lá fora mas, à noite, vem ter connosco ao sofá pois gosta de festinhas no pescoço e, como está tão cansado de andar atrás dos pássaros, adormece logo.
Rosana, 6.º C

A minha gata Estrela
A minha gata é pequena, o que a torna ainda mais fofinha. O pelo dela é preto e branco e é macio como a lã. Tem orelhas pequenas, arrebitadas para cima, nariz pequeno e boca pequena, dentes brancos como o leite. A cauda é grande, mas as patas são pequenas, o que não a impede de correr rápido. Ela é muito manca, mas também é muito inteligente.
Rui Miguel, 6.º C

Vaca

As vacas têm os olhos escuros e pequenos, um nariz e uma língua muito grandes, orelhas também muito grandes e achatadinhas. Têm, ao longo do seu corpo, manchas pretas e brancas. Elas são muito amigáveis, inteligentes e chatas (falo por experiência própria).

Marta, 6.º A

Comentários