5ºA e 5ºD: Opiniões sobre "A Fada Oriana"


Da professora Carla Alves recebemos este conjunto de opiniões dos alunos das turmas 5º A e 5º D, no âmbito da Turma +, recolhidas na sequência da leitura do clássico de Sophia de Mello Breyner Andresen, "A Fada Oriana".


5A

 

A parte de que eu mais gostei foi quando Oriana se atirou do abismo para tentar salvar a velha, esquecendo-se que já não tinha asas. A Rainha das Fadas Boas devolveu-lhe as asas e Oriana e a velha ficaram a salvo. A parte com que fiquei menos satisfeita foi quando o peixe prometeu, não cumpriu e traiu a Fada Oriana.

Maria

 

Gostei muito do livro “A Fada Oriana” e a minha parte preferida era quando a fada ia visitar o seu amigo poeta. Eu amei o livro e hoje é o meu livro favorito!

Beatriz

 

Eu não gostei muito da obra, mas pelo menos foi divertido ler. Gostei da parte em que a velha estava a cair e a fada se atirou para a salvar, mas não gostei do peixe.

Lourenço

 

Gostei bastante de ler esta obra. Foi bastante divertida e a parte que mais gostei foi quando a velha caiu no abismo!!!! O peixe era parvo e imbecil, mas tirando isso, eu AMEI. Por isso, se houver uma Fada Oriana 2, alguém me avise!!!

Tomás

 

A parte de que eu mais gostei foi quando a Fada Oriana salvou a velha, porque foi boa. Não gostei de quando a Rainha das Fadas Más disse para Oriana seguir as suas ordens, porque só tinha coisas más, como por exemplo “Assustar Crianças” e “Queimar todas as árvores”

Joana

 

Achei um texto criativo e bonito. A parte que mais gostei foi quando a Fada Oriana encontrou o peixe. Achei que ele foi egoísta e mal-agradecido.

António

 

Gostei da história da fada Oriana, porque quando a velha caiu do abismo, a fada saltou sem medo e não tinha asas. A fada Oriana faltou à sua promessa, mas depois ela voltou a seguir o seu compromisso e todos os animais voltaram a gostar da fada. A história é interessante e eu gostei muito.

Eduardo Forte

 

Gostei, mas era um pouco aborrecida. A parte que mais gostei foi quando a Rainha das Fadas Más lhe foi perguntar se queria as asas em troca de passar a ser Fada Má, mas ela não aceitou. Achei que foi uma atitude correta, porque não pensou só nela. A parte que eu menos gostei foi quando Oriana pensava só nos penteados, no peixe e não pensou nos outros (na velha, no poeta, no moleiro, no lenhador e nos animais e plantas que ela deixou).

Matilde

 

A obra “Fada Oriana”, para mim, foi importante e interessante, porque explica que ser egoísta não é positivo, pois começas a esquecer-te dos outros sem os ajudar. De uma forma global, gostei da história e o meu momento preferido é quando Oriana tem uma atitude generosa, pois já não tinha asas e varinha de condão, mas ela saltou para o abismo para salvar a velhinha sem pensar que não conseguia voar.

Filipe Ferreira

 

Achei que a obra era interessante, porque tinha muitas personagens, mas tinha poucos pormenores. A parte que mais apreciei foi quando Oriana trouxe o lenhador, o poeta, o moleiro, os animais, etc. Gostei mais desta parte, porque a fada superou o problema. O momento de que gostei menos foi quando estava com o peixe.

Francisco

 

Não gostei muito da obra, porque era muito grande e um pouco aborrecida. Esta história faz-me refletir sobre o egoísmo e nas promessas que fazemos e não cumprimos, pois isso é muito mau. A parte que mais gostei foi quando Oriana finalmente percebeu que estava a pensar só em si e em mais ninguém. O facto de fazermos uma promessa quer dizer que devemos cumpri-las passe o que se passar e aconteça o que acontecer.

Maray

 

Não gostei da “Fada Oriana”, porque achei que o livro era um pouco infantil demais e também porque não gosto muito desse tipo de textos. Gosto mais de textos informativos e livros de histórias que aconteceram no passado como por exemplo “O rapaz do pijama às riscas” ou “O rapaz do cimo da montanha”.

David 

 

 

 

5D

 

Gostei de ler a obra “A Fada Oriana”, porque primeiro não tem erros de gramática, segundo tem um enredo muito bom e terceiro, as personagens são bem memoráveis. Algumas coisas de que eu não gostei: o capítulo “As Fadas Más e as Fadas Boas” e acho que as fadas más foram muito esquecidas. No início, pensava que o enredo seria as fadas boas vs as fadas más, mas fico também feliz de não ser assim, porque seria muito simples. Eu recomendo muito a leitura desta obra.

Afonso

 

Eu gostei do texto. Gostei da parte em que a Fada Oriana salvou a velhinha. Só que gostei mais ou menos da parte do peixe e não gostei da parte do homem rico. As pessoas têm de ler, porque é interessante e divertido.

Mariana

 

Gostei de ler o livro “Fada Oriana”. Gostei quando a Fada Oriana se atirou do abismo para salva a velha. Foi um gesto bonito da Fada Oriana! Mas a parte de que eu menos gostei, foi quando a fada se tornou vaidosa. Aconselho a todos os alunos desta escola a ler o livro “A Fada Oriana” e eu digo-vos porquê: porque ele dá uma lição às pessoas que são vaidosas. A todos os alunos desta escola aconselho a se preocuparem com quem mais precisa.

Leonor

 

Gostei da obra, porque mostra que não podemos pensar só em nós e devemos pensar em todos. Adorei quando a fada ajudou as pessoas da floresta e os animais no capítulo “O abismo”. Os capítulos de que não gostei foi o do “Peixe” e da “Rainha das Fadas Más”.

Carolina

 

Gostei da parte final quando a fada Oriana foi salvar a velha no abismo, mas acho que a parte do Homem Rico não era interessante. Penso que as pessoas devem ler este texto, porque podemos aprender uma coisa importante – não nos devemos preocupar só connosco!

Rafael

 

Gostei do final, mas não gostei do início pois o peixe piorou a vida de Oriana. Gostei do fim, porque ela ganhou as suas asas e a sua varinha de condão. Acho que as pessoas devem ler este livro para aprenderem que devem cumprir as suas promessas.

Henrique

 

Gostei da parte da Rainha das Fadas, porque a Fada Oriana deixou de tomar conta da velha, do moleiro, do lenhador, das plantas e animais e ela merecia o castigo. Gostei de ler a obra na escola.

Rodrigo

 

Vou dizer as partes que gostei e que não gostei. Gostei da parte que Oriana salvou a velha e a Rainha das Fadas lhe entregou as suas asas e a varinha de condão. Gostava de ler em casa, porque algumas pessoas leram mais rápido e outras mais lento. Não gostei de dois aspetos: o capítulo do Homem Muito Rico e aquele cobarde do peixe. As pessoas deviam ler este livro.

Hugo

 

Gostei de ler a obra “A Fada Oriana” e gostei do abismo. A parte mais interessante foi o capítulo da cidade e a menos interessante foi a do peixe.

Gabriel

 

Gostei do livro, mas a minha parte favorita foi quando a velhinha ia caindo e de repente apareceu a Rainha das Fadas e deu as asas à Fada Oriana. A parte que eu não gostei foi quando o peixe começou a dizer que a fada Oriana era linda e por isso ela se esqueceu de todas as coisas que tinha para fazer. Acho que todos os alunos do 5.ºano deviam ler esta obra.

Gaspar

 

Não gostei da atitude do peixe, porque ele não deixava a Fada Oriana em paz. A fada também se perdia no tempo por causa da beleza e mandou o peixe ir buscar pérolas para por ao pescoço e ficar mais linda. Gostei de ler o livro!

José

 

Acho que esta obra fala de cumprir as promessas, porque se não somos castigados. Por exemplo, a Rainha das Fadas castigou a Fada Oriana por ter faltado à promessa. E fala de justiça! Adorei o capítulo “Abismo”, porque ensina o que é a coragem e gostei menos do “Homem Muito Rico”, porque não gosto de pessoas arrogantes. Gostei de ler nas aulas de Português e aconselho esta obra.

Sofia             

 

Gostei de ler a Fada Oriana. A parte que eu mais gostei foi o capítulo “Abismo”, porque a Fada Oriana ajudou a velha e a Rainha das Fadas deu-lhe as suas asas e a sua varinha de condão. O capítulo de que eu menos gostei foi o do peixe, porque Oriana esqueceu-se da sua promessa. Aconselho a leitura da obra, porque o texto faz justiça!

Eduardo Lemos

 

As minhas personagens preferidas foram a Rainha das Fadas e Oriana. As personagens de que eu menos gostei foi o peixe e o Homem Rico. A minha parte preferida foi o final, quando a Fada Oriana ajuda os outros. Eu realmente tenho curiosidade para saber o que aconteceu com o peixe.

Inês Costa

 

Gostei da parte em que a Fada Oriana saltou para salvar a velhinha e, de repente, a Rainha das Fadas trouxe as asas para a Fada Oriana.

Gustavo

 

Gostei muito da obra “A Fada Oriana”. Só não gostei do capítulo “O Peixe”, porque o peixe estava sempre a dizer que ela estava muito bonita, fazendo com que Oriana fosse ver mais o peixe….até que um dia deixou de visitar e de ajudar os outros... Mas ainda assim recomendo a todos a lerem o livro. O livro devia ser mais conhecido!

Nádia

 

Gostei do livro, principalmente do capítulo “As Fadas Boas e as Fadas Más”. Não gostei do momento em que Oriana ficou vaidosa e esqueceu a sua promessa.

Aconselho todos a ler!

Inês Silva

 

 

 

 

 

Comentários