5ºB: Ideias sobre o encontro com Ana Rita Dias


Algumas ideias dos alunos da turma 5ºB, orientada pela professora Benvinda Madeira, sobre o encontro com Ana Rita Dias, a autora de "Um Coração, duas casas", que esteve recentemente no nosso agrupamento. Pelo meio, desenhos ilustrativos do tema do livro, a separação dos casais a partir do ponto de vista das crianças.



"O encontro com a escritora Ana Rita Dias foi muito interessante porque fiquei a saber mais sobre a escritora."
Afonso Rodrigues


"A parte que mais gostei foi quando fizemos perguntas à autora".
Afonso Rodrigues

 
"A parte que mais gostei foi quando o menino disse que podia espalhar os brinquedos pelos dois quartos."
David Saldanha

 
"Gostei da parte em que os meus colegas leram a história e também das perguntas que fizemos à escritora."
Duarte Barreiros

 
"Gostei muito da decoração do auditório, pois havia uma mesa com muitas casinhas bonitas, que fizemos em Educação Tecnológica; um quadro com muitos desenhos, frases e palavras, que pintamos e escrevemos em Português e Cidadania e Desenvolvimento, e uma mesa com algumas flores."
Giulia Pires

 
"No final do encontro, pudemos comprar o livro e pedir um autógrafo."
Giulia Pires

 
"Na minha opinião o livro que esta escritora escreveu tem muito significado para algumas pessoas e muitas crianças tinham dúvidas sobre a separação."
Kemuel Silva

 
"A escritora disse que todos nós devemos seguir a profissão que gostamos, porque quando fazemos o que gostamos temos tendência em nos sairmos melhor(…)."
Kemuel Silva

 

"Cheguei à conclusão que há muitas crianças no mundo que vivem com a separação dos pais, namorados ou amigos (…).
Kemuel Silva

 
"Acho que o assunto que escreveu ajuda pais e filhos,"
Leonor Terleira

 

"Foi uma experiência muito boa, tão boa que gostaria que se repetisse."
Leonor Terleira

 




"A parte que eu mais gostei foi quando a escritora pediu a três meninos para lerem, pois foi diferente."
Lilian Sousa

 

"Eu estou muito feliz por a escritora ter tirado um pouco do seu tempo para vir à escola, falar connosco e termos experiências novas."
Lilian Sousa

 

"Gostei de saber um pouco mais sobre o livro, e sobre a psicóloga e escritora."
Lilian Sousa

 

"Na minha opinião o livro "Um Coração, duas casa casas" é um pouco triste, porque os pais estavam a sofrer e é muito difícil falar com um filho sobre a separação."
Maria Inês Oliveira

 

"No final, todos ficaram felizes, pois voltaram os jogos, as idas ao parque e o menino ficou com dois quartos e mais brinquedos para espalhar."
Maria Inês Oliveira

 

"(...) não gostei do livro mas, por outro lado, penso que é um trabalho difícil que algumas crianças precisam.  (…) quando sabemos da separação não ficamos felizes, mas também tentamos que a situação se resolva (esquecer o que aconteceu), e passar à frente (…) o que interessa é ver os pais e os filhos felizes. (…) diz a história que, às vezes, mais vale os pais se separarem do que os filhos ficarem mais tristes a ouvirem o que os pais dizem (…)."
Mariana Silva

 

"Eu adorei o encontro, porque a escritora é muito simpática, até me ofereci para ler a história. (…) Quando comecei a ler fiquei nervosa mas, depois, correu bem. (…) queria dar um abraço à autora (…)"
Mercedes Brandão

 
"Fiquei sem saber porque é que a escritora escolheu uma raposa/loba para personificar a separação."
Mercedes Brandão

 

"

A minha parte favorita foi quando o menino e os seus pais ficaram muito felizes."
Mercedes Brandão

 

"(…) fiquei emocionada por conhecer a escritora do livro "Um Coração, duas casa".
Mercedes Brandão

 
"O que mais gostei do encontro foi quando a autora falou da conversa que teve com a filha (…) e das perguntas que nos fez".
Miguel Pombal

 



"Gostei do livro que fala de muitas coisas interessantes e engraçadas, por exemplo, quando o menino disse que os abraços dos pais são tão bons que sabem a "morangos com chantilly" e, às vezes, a laranja (…) que tinha dois quartos para poder espalhar brinquedos a dobrar e que tinha de comer legumes e lavar os dentes."
Miguel Pombal

 

" A parte que menos gostei foi a da separação dos pais."
Miguel Pombal


"Gostei muito da história que está por trás deste livro e das características da autora."
Miguel Pombal

 
"Neste encontro, falamos do livro, discutimos se o livro é para crianças e adultos, fizemos perguntas à escritora (…). De certa forma, ensinou-nos uma lição, não importa se os teus pais estão separados, o amor é o mesmo."
Rafael Duarte

 
"A parte que eu mais gostei foi quando os alunos leram a obra com a escritora."
Tiago Vieira


Comentários