6ºA e 6ºD: regresso à escola


Nas aulas de Português da professora Carla Alves, os alunos do 6ºA e 6ºD expressaram as suas emoções sobre o seu regresso à escola este ano letivo. Apesar do atraso, aqui publicamos alguns dos seus textos.





“Setembro chegou e com ele…”
“Yes!!! Amanhã é o primeiro dia de aulas! Vai ser um regresso às aulas fantástico.”
Eu estava entusiasmado e quase não dormi nada! Depois…Chegou o primeiro dia de aulas e a caminho da escola senti-me super feliz, obviamente!
O dia correu-me muito bem, incluindo o reencontro com os amigos!
Mas neste ano, espero ter melhores notas e para isso tenho que me empenhar e estudar muito mais!

Tomás Fernandes



Setembro chegou e com ele vieram uvas para fazer vinho ou comer… e também chegou a hora de comprar os materiais escolares para as aulas.
Quando acordei, lembrei-me que era o meu primeiro dia de aulas e fiquei ansioso. A minha mãe chamou-me para ir para escola, vesti-me, lavei os dentes, pus perfume, fui tomar o pequeno almoço e dei de comer aos meus animais de estimação. Depois, no carro, no caminho para a escola eu e a minha mãe estávamos a cantar e ela perguntou-me se eu estava contente por as aulas começarem.
Ao chegar à escola fiquei muito feliz! Vi os meus amigos e fui brincar com eles, e de seguida fomos para as aulas. No final do dia, estava morto de cansaço e fui para casa.
Espero que os professores sejam bons connosco.

Gustavo



Começaram as aulas e o tempo livre das crianças diminuiu. Na véspera do início das aulas, estava ansioso por ver os meus amigos, mas ao mesmo tempo queria ter mais uma semaninha de férias...
Para dizer a verdade, o primeiro dia não foi assim tão mau, porque tinha um bocadinho de saudades das aulas, mas principalmente dos meus amigos, de falar com eles e de brincar. Já tinha saudades da minha matéria favorita: História! Também sentia falta das outras, mas principalmente desta.
Acho que este ano vai ser muito bom como foi o último. Gostei muito dos professores, já que são simpáticos e fazem muito bem o seu trabalho. 

David



Setembro chegou e com ele veio o regresso às aulas.
No dia anterior, eu estava ansioso, com preguiça de acordar cedo e com medo.
No dia 19 de setembro, acordei às 7.15min só para tomar um banho e ir cheiroso. Entrei na escola e reparei numa fila enorme e eu ali sem compreender nada de nada! Depois percebi que agora tem de se passar o cartão para entrar.
Comecei com Português (dois tempos às oito e meia da manhã) e a seguir Inglês (que só por acaso é uma das minhas disciplinas favoritas). Na minha opinião, estas aulas são muito divertidas.
De seguida, tive Matemática e fizemos a eleição do delegado de turma que foi muito renhida.
Este ano letivo, tenho um objetivo que é conseguir 5 a tudo, por isso há que estudar bastante!

Filipe



Setembro chegou e com ele veio a escola.
No dia antes da escola começar, estava com muita ansiedade. Estava tão feliz que não me conseguia controlar, pois já estava farto das férias.
Finalmente chegou o dia, acordei cedíssimo, tomei o pequeno‑almoço, vesti-me e fui para o carro… vr, vr, vr para a escola!!! Cheguei e fui a correr para o meu pavilhão onde encontrei os meus amigos.
Tive uma aula de Português com a melhor professora do mundo, depois Inglês e muitas mais coisas. Quando fui comer, era massa à bolonhesa e, à tarde, tive Formação Musical.
Para este ano, tenho um objetivo: vou procurar fazer melhor do que fiz no ano anterior e não repetir os mesmos erros.

António



No dia antes de começar a escola estava muito ansiosa. Quase nem dormi! Tenho de admitir que estava farta de férias!
A segunda-feira foi incrível, não tenho nenhuma queixa nem das aulas nem dos professores. Fiquei feliz em saber que professores teria! Gosto muito de todos.
A minha DT está de baixa até dezassete de outubro e, por enquanto, tenho uma professora substituta. Gosto dela, pena que às vezes se esqueça das horas e não nos deixe sair da sala... mas tirando isso, adoro-a! Este ano quero estudar mais e queria tirar cinco a tudo, mas para isso tenho de me esforçar. Espero que este ano me corra melhor!

Maray


Setembro chegou e com ele também veio o início da escola.
No dia 16 de setembro era só uma apresentação, mas eu conheci o nosso novo professor de Educação Física, o professor Rui que me pareceu muito simpático.
No sábado e no domingo senti-me ansioso, mas ao mesmo tempo triste, porque era o fim das férias.
Na segunda-feira, tudo correu bem: brincamos e começamos a trabalhar com os livros novos.
Espero que tudo corra ainda melhor do que no ano anterior.

Rafael


Setembro chegou e com ele veio a escola, os professores e os colegas. Quando acordei senti um ar doce que aquecia o coração, sentia que o ano ia correr tão bem!
Quando vi a escola, era como ver o céu cheio de possibilidades boas ou más…
Tenho esperança que corra tudo como rosas e flores e um sol bom, mas infelizmente não sei se vai ser bem assim… Espero que corra tudo muito bem com as professoras e com os colegas e o 6D… Talvez corra, talvez corra…
Muitas das professoras são novas, sinto falta de algumas.
Ontem, foi bom aproveitar o último dia de férias!

Hugo


Setembro chegou e com ele a época das vindimas, o outono e tantas outras coisas felizes, mas infelizmente nem tudo são flores, afinal é com setembro que começam as aulas.
Logo ao acordar cedo já deu uma nostalgia das aulas, de brincar com os meus amigos de ler livros de literatura nas aulas de Português.
Quando o dia terminou, fiquei satisfeito porque me lembrei que no dia seguinte era fim de semana.
Espero ter as melhores notas do ano anterior.

Afonso



Setembro chegou, com um tempo maravilhoso e com muitas colheitas.
No primeiro dia de aulas, quando acordei, pensei nos novos professores e em ver os meus colegas embora tenha ficado um bocadinho triste por não ter a professora Ana Lima em EV e ET. Passado algum tempo, lembrei-me de marcar as refeições então fui tirar as senhas para a primeira semana.
Adorei o primeiro dia apesar de se terem partido os óculos e ter ficado muito triste, mas fora isso gostei muito de conhecer os novos professores e o novo colega.
Espero que o ano me corra muito bem e que faça muitos trabalhos de grupo.

Eduardo Lemos


Setembro chegou e com ele o regresso às aulas!
Quando acordei, senti um grande entusiasmo e levantei-me o mais depressa possível, porque ia rever os meus amigos e conhecer colegas novos. Até chegar à escola não parei de pensar como ia ser o dia e como eram os professores do 6.ºano.
Gostei de conhecer os professores pois eram muito simpáticos; os meus amigos eram quase os mesmos e os novos eram divertidos.
E no resto deste ano quero melhorar as notas e não nunca desistir de continuar a trabalhar.

Leonor



No dia 19 de setembro foi o primeiro dia de aula, estava muito nervosa, porque não sabia como ia ser. Sentia-me feliz pois ia encontrar os meus colegas.
Como correu o dia? O dia correu bem! Os professores, alguns já conhecia, mas os outros não. Adorei todas as aulas!
Penso que o resto do ano não vai correr muito bem. Acho que vai correr como o ano anterior, nem muito mal nem muito bem.

Inês Silva



Setembro chegou e com ele voltei para a escola e conheci professores novos!
No dia 16 (foi quando começaram as aulas) conheci um amigo novo que veio do Brasil.
Quando acordei, a minha mãe disse “Despacha-te para ires para a escola, porque se não vais-te atrasar, filho!”
Cheguei à escola, vi a professora Carla e depois foi brincar com os meus amigos.
No fim do dia, a minha mãe perguntou:
-Como foi o dia?
Eu disse-lhe:
-Foi bom e adorei!

José



Setembro chegou e com ele começou a escola.
No dia anterior à escola começar, fiz a mochila, preparei a roupa e preparei–me para reencontrar os meus colegas.
No primeiro dia de aulas, encontrei as minhas colegas e algumas professoras. Senti-me nervosa, mas feliz.
A professora Maria José é agora nossa diretora de turma, as professoras de Português, Inglês, HGP, Matemática e TIC são as mesmas do 5º ano. Os professores novos são divertidos.
Este primeiro dia de aulas correu bem e espero trabalhar mais durante o ano.

Carolina


Setembro chegou e isto quer dizer que a escola também volta e todo o tipo de atividades particulares.
No dia anterior ao início da escola, eu não queria ir, mas por outro lado também queria ir... Era uma confusão dentro de mim... o último dia para jogar, para preparar a mochila, dormir e conversar com a minha irmã (terminou em luta, mas de resto foi tudo ótimo).
Afinal, o primeiro dia de aulas foi espetacular: conheci novos professores (uma das professoras é a diretora de turma) e reencontrei amigos que vieram agora para o quinto ano! A escola não tinha mudado nada! Fiquei um bocado nervoso quando entrei na sala, mas depois de conversar com os meus amigos e com os professores acalmei.
Este ano acho que vai tudo correr bem.

Lourenço


No primeiro dia de aulas senti muita alegria, mas, na noite anterior, tive um sonho. Não conto, é pessoal! Quando acordei abanei logo o meu irmão que vai para o 1ºano!
Mal entrei na escola, senti um pouco de receio, mas fui disparado para o meu pavilhão. Quando lá cheguei estava o António, o Tomás, a Maray, a Matilde, o David e o Luís. Eu não vou contar tudo, porque seria aborrecido. Em síntese, vai ser um ano muito bom.

Francisco


Ao acordar senti-me ansioso, porque no dia 16 de setembro ia começar a escola, por isso fui rapidamente ao roupeiro buscar a roupa, vesti-me e fui tomar o meu leite e umas bolachinhas.
Depois, a minha mãe foi me levar à escola de carro. Eu estava tão emocionado que não parava de dizer, “Já chegamos! Já chegamos!”.
Enquanto me dirigia para o portão não vi ninguém, mas passado alguns minutos chegou o Eduardo. Eu estava tão contente que me vieram as lágrimas aos olhos!
Quando entramos na sala, vi que todos estavam, mas um novo amigo estava também, era o Yan, um amigo do Brasil. Também temos um novo profesor, o professor Rui.
Este ano quero tentar aprender mais e espero que corra tudo bem. EU GOSTO MUITO DA ESCOLA.

Gaspar


Setembro chegou e as aulas também.
Quando as aulas estavam prestes a começar, fiquei ansioso mas, no dia que começaram as aulas já acordei mal disposto porque acordei cedo, queria ficar na cama, mas o meu pai não me deixou.
Mal entrei na escola fiquei de novo ansioso. Cheguei à sala atrasado, por isso a diretora teve que explicar tudo de novo para eu entender. Tivemos a preencher a caderneta, recebemos os horários e o resto do dia foi ouvir a diretora de turma a falar. Conheci um aluno novo chamado Yan, ele veio do Brasil, ele é meu amigo até hoje, ele é divertido. A diretora falou e falou e falou muito, passava o tempo e não acabava. Até que finalmente acabou e fui-me embora. Só pensava o seguinte:
-Se eu não aguentava mais hoje, nem quero imaginar quando começar realmente a escola!
Agora só espero que corra bem o resto do ano letivo e que só receba boas notas.

Henrique


Setembro chegou e com ele o calor, as vindimas e as aulas.
Na véspera do primeiro dia de aluas, estava nervosa, ansiosa, com medo e feliz ao mesmo tempo. Estava feliz, porque ia voltar a ver os meus colegas e professores de que eu gosto.
No primeiro dia de aulas, estive com os meus amigos das outras turmas, conheci a substituta da minha diretora de turma e vi colegas da minha antiga escola.
Tenho expectativas altas para este ano letivo, para que tudo corra como deve ser!

Maria João


No primeiro dia de aulas senti-me um pouco nervoso.
Na véspera já me sentia muito ansioso e desejoso de ver os meus amigos, etc.
O primeiro dia de aulas até que foi agradável e conheci professores novos. Penso que este ano letivo vai ser melhor, mas vai ser mais difícil do que o anterior.

Luís


Na segunda feira, viemos para a escola. Passei o cartão e fui para aula de HGP. Depois tive aula de Educação Física e alguns alunos estiveram a jogar basquetebol. De seguida, tivemos Português e eu o Rafael fomos jogar clash royale. Aproveitamos bem o nosso intervalo e jogamos à bola com os colegas, fomos almoçar e fomos para a aula de Inglês. Mais tarde, tivemos ET - a professora chama-se Rosa Duarte.
No resto do ano quero ter boas notas.

Gabriel


Setembro chegou e a escola reabriu. Foi uma animação para mim! Ver os meus amigos e ver os meus professores!
Acordei e estava com o coração aos pulos. Estava nervosa e muito feliz ao mesmo tempo! A caminho da escola, estava sempre a pensar como ia ser o primeiro dia de aulas!
O dia foi emocionante! Conheci novos professores e um novo colega! As aulas começaram às 09:30min e acabaram às 17:15min. Gostei muito das aulas e das apresentações. Estava muito contente!
Algumas das minhas expectativas para este ano são: que sejamos alegres, sem discussões e amizade!!!

Sofia

Comentários